SÉRIE D

CBF ‘pune’ clube por transmissão de jogo na Série D

Boavista ainda não se pronunciou sobre penalidade que teria sido imposta pela CBF por transmissão de partida no canal oficial do clube

26/04/2025 15:05

Clube viajou com delegação reduzida para jogo da Série D (Foto: Divulgação Boavista)

A CBF teria punido o Boavista, do Rio de Janeiro, por descumprir determinação da entidade de não transmitir jogos ao vivo nos canais dos clubes.

 

Iniciada no último dia 19 de abril, a Série D do Brasileirão ainda não conseguiu fechar os direitos de transmissão com nenhuma emissora de TV, canal do YouTube ou serviço de streaming. Mas isso não foi problema para o clube, que decidiu transmitir a partida contra a Portuguesa ao vivo para os torcedores.

 

+ Leia mais: CBF detalha datas da 3ª fase da Copa do Brasil; veja os jogos

 

Segundo o site da Band, o Boavista perdeu o apoio da CBF para bancar as viagens de dirigentes e jogadores para o próximo jogo, marcado para este sábado (26), contra o Rio Branco–ES. O clube não se manifestou oficialmente sobre o assunto até o momento.

 

A apuração dá conta ainda de que a delegação viajou com um número menor de integrantes, por conta da punição financeira.

 

 

 

A polêmica sobre as transmissões da Série D

 

A decisão controversa da CBF pegou muitos clubes de surpresa e vem causando polêmica. No último dia 16, a entidade informou aos clubes que, se procurassem emissoras locais e negociassem as transmissões dos jogos, perderiam todos os valores pagos. Mas autorizava que os times transmitissem as partidas em seus canais oficiais no YouTube.

 

Porém, o entendimento da instituição que comanda o futebol brasileiro mudou no último sábado, data do início da competição. Em novo ofício, a CBF proibia qualquer transmissão, pegando os clubes de surpresa.

 

A entidade diz estar negociando os direitos de transmissão com outras empresas e nega que tenha punido o Boavista.

 

“A informação não procede. Nada mudou. O auxílio logístico continuará sendo pago”, afirmou a CBF.

 

Entenda a premiação

 

Na série D, os clubes recebem apoio financeiro para bancar as viagens, em contrapartida, cedem os direitos de transmissão para aumentar a premiação definida. O valor pode variar conforme o desempenho de cada time.

 

Metade das equipes, aquelas eliminadas na primeira fase, podem receber até R$ 458 mil. A outra metade dos times que avança pode atingir uma premiação de até R$ 2,6 milhões. Premiação que é dada ao campeão.

 

 

+ Leia mais: Diniz aponta tristeza do futebol com Neymar: ‘era para ter Bola de Ouro’

Mais Noticias