SÉRIE A

CBF propõe mudanças no calendário brasileiro para 2025; veja

Entidade máxima do futebol brasileiro, CBF pretende adotar mudanças para deixar o calendário menos 'apertado'

07/11/2024 12:35 - Atualizado 07/11/2024 12:36

CBF propõe mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2025

Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF

Entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF planeja implementar mudanças no calendário do futebol nacional a partir da próxima temporada. As alterações visam adequar os clubes aos cronogramas de toda as competições do ano.

 

Primeiramente, as principais novidades são: a antecipação do início do Campeonato Brasileiro para março e a paralisação do torneio durante um mês, entre junho e julho, para evitar conflitos com o novo Mundial de Clubes da Fifa.

 

O torneio em questão envolverá quatro clubes do futebol brasileiro – Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o vencedor da Copa Libertadores 2024, entre Botafogo ou Atlético. Por isso, seria necessário uma pausa no Brasileirão.

 

Da mesma maneira, os campeonatos estaduais também devem começar mais cedo que o normal, com início na primeira semana de janeiro. Assim, seria possível cumprir todo o ‘cronograma’ do calendário nacional.

 

Além disso, as mudanças da CBF para 2025 pretendem preservar as Datas Fifa sem jogos do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil. A ideia é evitar o que ocorreu em 2024, quando várias rodadas do principal torneio nacional de clubes foram disputadas durante a Copa América disputada nos EUA.

 

Por fim, durante a paralisação do campeonato nacional, a CBF permitirá também que os clubes que não disputarão o Mundial façam inter-temporada, excursões ou mesmo concedam férias a seus jogadores. Segundo a entidade, isso faria bem para a internacionalização das marcas dos clubes.

 

Os clubes já estão cientes da proposta da CBF, mas ainda não houve a divulgação do calendário oficialmente.

 

Leia mais: CBF desmembra mais rodadas do Brasileirão; veja como ficou a tabela

 

Mais Noticias