Busca

CBF/Seleção

CBF já tem data para usar impedimento semiautomático na Série A

Tecnologia mais avançada presente no futebol mundial pode chegar ao Brasil em breve

26/06/2025 12:05 - Atualizado 26/06/2025 12:16

VAR da Série A pode ganhar nova tecnologia em 2026

VAR da Série A pode ganhar nova tecnologia em 2026

Foto: Rodrigo Ferreira/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avançou nos estudos para a implementação do impedimento semiautomático em jogos da Série A. Essa tecnologia, presente nas principais ligas do mundo, é umas das prioridades do presidente Samir Xaud.

 

De acordo com o ‘ge’, o caso ainda está em estágio de avaliação e precisará passar por uma aprovação na cúpula da entidade. Isso, contudo, não deve ser um problema, já que a ideia tem o apoio do mais novo mandatário.

 

O projeto é que as partidas do Campeonato Brasileiro passem a contar com a tecnologia a partir da próxima temporada. Além de definir uma empresa responsável pelo serviço, a implementação do sistema deve demorar de 4 a 6 meses.

 

Ter o impedimento semiautomático na Série A é um pedido de clubes, treinadores, jogadores e das torcidas junto à CBF há algum tempo. O sistema deixa a análise de um lance de impedimento mais rápida e precisa, evitando erros humanos no VAR.

 

 

A imprecisão, erros e o ritmo lento com que a arbitragem no Brasil conduz as revisões de impedimentos são alvos de muitas críticas no país.

 

Desde 2022 a FIFA utiliza a tecnologia em seus torneios, como a Copa do Mundo e o Mundial de Clubes. Todavia, outras competições do futebol europeu, como a Champions League, La Liga e da Bundesliga, aderiram nos anos seguintes.

 

Leia mais: Guardiola comete gafe e confunde rivais brasileiros no Mundial

 

Vale lembrar que, atualmente, a Série A conta apenas com a utilzação do árbitro de vídeo em suas partidas, bem como nas outras divisões sob o comando da CBF. O VAR é responsável por traças as linhas para medir um possível impedimento.

Mais Noticias