CBF cria programa “Professoras Pretas”
Projeto em parceria com o Observatório da Discriminação Racial quer criar formação e desenvolvimento das mulheres negras no esporte
26/09/2024 14:38 - Atualizado 26/09/2024 18:48
Ednaldo Rodrigues e Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial
A CBF anunciou, na última terça-feira (24), o projeto “Professoras Pretas”, que pretende ter maior representatividade das mulheres negras no futebol através da formação e desenvolvimento profissional.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, fez a revelação durante a 11ª reunião do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo e Violência no Futebol da CBF. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a CBF e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, com a colaboração da CBF Academy.
“O futebol deve refletir a diversidade da nossa sociedade. Com o ‘Professoras Pretas’, estamos dando um passo importante rumo à inserção, cada vez maior, da mulher no futebol. Essa é uma bandeira da nossa administração”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o primeiro negro e nordestino a comandar a entidade.
Fundador e diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho enfatizou que o combate ao racismo no esporte passa pela representatividade crescente de mulheres negras em cargos como de treinador.
“É uma iniciativa muito importante dentro da construção que o Observatório faz com a CBF, para que a sociedade entenda que combate ao racismo não se dá apenas quando a gente pede punição. A inclusão de pessoas negras nos espaços de gestão do futebol brasileiro é muito importante, e o “Professoras Pretas” entra nesse sentido. Dar condições de mulheres negras estarem nos cargos de treinadoras é importante demais no combate ao racismo e na construção de uma sociedade mais diversa”, disse.
O projeto objetiva contemplar mulheres brasileiras autodeclaradas negras, residentes no Brasil e com experiência como jogadoras, treinadoras ou professoras de educação física. As inscrições podem ser feitas através do site da CBF e garantirão bolsas de acesso aos programas de formação de treinadores da CBF Academy, cobrindo taxas acadêmicas e, em alguns casos, despesas com hospedagem, alimentação e transporte.