Caixinha ‘balança’ elenco do Santos com nova filosofia e promete mudanças
Recém chegado comandante do Peixe causou um 'choque' no grupo santista
07/01/2025 14:29 - Atualizado 07/01/2025 14:40
Pedro Caixinha prometeu Santos diferente em 2025
Novo técnico do Santos, Pedro Caixinha foi oficialmente apresentado nesta terça-feira (07), na Vila Belmiro. O português de 54 anos, já em seus primeiros momentos, deu indícios de que a temporada 2025 será bem diferente em comparação ao ano passado.
A apresentação oficial do técnico Pedro Caixinha, ao vivo!
🎥 https://t.co/937Vk182Le pic.twitter.com/4EfgCnzzLF
— Santos FC (@SantosFC) January 7, 2025
Apesar do título da Série B em 2024, o Santos encerrou a temporada sob críticas, direcionadas especialmente ao ex-treinador Fábio Carille. O comandante lidou com pressão externa durante praticamente todo o campeonato, e deixou o Peixe logo após a confirmação matemática da taça. Carille não chegou nem a participar do último jogo do alvinegro na competição.
Assim, o novo treinador do Santos, logo em suas primeiras falas, demonstrou que uma mudança de chave ocorrerá em 2025. Caixinha deixou claro que não abrirá mão de uma equipe ofensiva e que busque sempre o protagonismo, ideia bem diferente do que pensava Fábio Carille.
“Primeiro, é necessário falar daquilo que é a filosofia do Santos Futebol Clube. É uma filosofia conhecida mundialmente por uma equipe que gosta de atacar o gol adversário. Faremos de tudo para que nossos torcedores, seja aqui (Vila Belmiro) ou em qualquer estádio, sintam-se representados”, afirmou Caixinha.
Leia mais: Botafogo acerta compra milionária junto ao Santos; veja detalhes
Filosofia em quatro tópicos
Dessa forma, em seus treinamentos, o recém chegado comandante do Santos causou um ‘choque’ nos jogadores do Peixe, acostumados às atividades monótonas do ex-treinador (Carille). As informações são do jornalista Lucas Musetti Perazolli, do Uol.
Durante os treinos, Pedro Caixinha busca enraizar em seus jogadores quatro pilares essenciais, segundo ele. São estes:
1) Temos a bola – atacar o gol: prioridade é ser dinâmico, agressivo, proativo e vertical;
2) Perdemos a bola – atacar a bola: pós-perda rápido agressivo e coordenado;
3) Não temos a bola – recuperar a bola: defender para frente, pressionando a saída rival;
4) Recuperamos a bola – atacar o gol: buscar o primeiro passe sempre para frente
O português tenta mudar essa mentalidade rapidamente, com treinos intensos e repetições. Afinal, a estreia do Santos oficialmente na temporada será já no dia 16 de janeiro, contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista. O adversário jogará a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Porém, antes o alvinegro praiano terá um teste nesta quinta-feira (09), em jogo-treino contra o Athletic, de Minas Gerais, no CT Rei Pelé. A equipe mineira, por sua vez, subiu para a Série B do Campeonato Brasileiro.