Brasileirão pode ter novo líder nesta sexta-feira (4); saiba mais
Grêmio pode 'ajudar' cariocas e paulistas para classificação na ponta da tabela não sofrer mudanças
01/10/2024 14:23
Vitor SIlva/Botafogo – Cesar Greco/Palmeiras – Mateus Lotif/Fortaleza
Em semana de semifinal da Copa do Brasil, o Brasileirão, ainda assim, não deixa de ser uma das prioridades. Afinal, além de Botafogo e Palmeiras, que lideram o campeonato, o Fortaleza, que também disputa apenas a Série A nesta reta final de temporada, corre atrás do título.
A equipe de Vojvoda, com 55 pontos somados até o momento, visita o Grêmio, na próxima sexta-feira (4). A partir das 21h30, a bola rola na capital porto-alegrense. A equipe de Renato Gaúcho sofreu, nos seus últimos quatro compromissos pelo Brasileirão, nove gols, e tenta, frente ao Leão do Pici, melhorar o quadro defensivo.
Leia também: Conheça a trajetória do primeiro campeão brasileiro em 2024
Como Botafogo e Palmeiras entram em campo apenas no sábado (5), o Fortaleza pode gozar do luxo de dormir na liderança do Brasileirão. Às 16h30, o Fogão encara o Athletico, na Ligga Arena, enquanto o Palmeiras vai até Bragança Paulista, medir forças diante do RB Bragantino.
O possível triunfo tricolor faz com que Botafogo e Palmeiras, respectivamente, ocupem, logo após o apito final, a segunda e terceira colocação na tabela de classificação. O Grêmio, por sua vez, quer voltar a vencer no Brasileirão.
Grêmio atravessa momento negativo
Depois de vencer o Flamengo, em sua arena, o Grêmio foi derrotado, jogando em seus domínios, para o Criciúma, por 2 a 1. No último fim de semana, o empate sem gols frente ao atual líder do Brasileirão emendou o segundo jogo sem vitória.
Um fato que chama a atenção é o poderio ofensivo da equipe nordestina. Dos 28 jogos, o time comandado pelo técnico Vojvoda saiu na frente em 21 oportunidades.
Brasileirão entra em sua reta final
Ainda assim, caso o Fortaleza vença o Grêmio, possíveis triunfos de Botafogo ou Palmeiras permitem, cariocas e paulistas, voltarem ao topo da tabela. Enquanto o Fogão soma 57 pontos, o alviverde paulista tem um a menos.
As três equipes em questão possuem o mesmo número de partidas disputadas. No entanto, apenas o alvinegro carioca ainda está na luta por outra competição. A equipe de Artur Jorge vai encarar o Peñarol na semifinal da Libertadores e pode, com o tempo, perder forças na disputa pelo título nacional.