CBF/Seleção

Brasil confia em ‘hegemonia histórica’ para tentar amenizar crise

Seleção Brasileira encara o Chile nesta quinta-feira, em Santiago, pelas Eliminatórias; Canarinho tem histórico favorável contra os chilenos

08/10/2024 12:13 - Atualizado 08/10/2024 22:08

Brasil confia em 'hegemonia' histórica para tentar amenizar crise. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A seleção brasileira entra em campo na próxima quinta-feira (10), às 21h, pela 9ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra o Chile.

 

Se por um lado a fase da Canarinho não é boa, a seleção comandada por Dorival Júnior aposta no ótimo retrospecto contra os chilenos para tentar, pelo menos, aliviar o momento de tensão.

 

Pelas Eliminatórias 2024, o Brasil está na quinta posição, com 10 pontos. O Chile, por sua vez, vive um momento bem pior: está em penúltimo, em nono lugar, com apenas 5 pontos.

 

Brasil x Chile: hegemonia verde e amarela

 

Em toda a história, Brasil e Chile já se enfrentaram em 75 oportunidades. O panorama é amplamente favorável à seleção brasileira, com 53 vitórias, 14 empates e apenas oito derrotas para os chilenos.

 

Neste século (de 2000 até hoje), foram 20 confrontos entre brasileiros e chilenos. A Canarinho foi derrotada por La Roja apenas duas vezes, em 2002 e em 2018. Nos outras 18 partidas, o Brasil venceu 15 vezes, além de três empates.

 

Susto em 2014

 

Pela Copa do Mundo de 2014, sediada aqui no Brasil, a seleção brasileira passou seu maior aperto na história dos duelos frente ao Chile. As duas seleções se cruzaram nas oitavas de final do Mundial, em jogo realizado no Mineirão.

 

No tempo normal, a partida ficou empatada em 1 a 1. David Luiz marcou para o Brasil, e Alexis Sánchez anotou o gol de empate. Igualdade que caminhou até a prorrogação.

 

O tempo extra reservou emoção até os últimos instantes. Aos 14 minutos e meio da prorrogação, o atacante chileno Pinilla carimbou o travessão brasileiro, quase calando o Mineirão.

 

O duelo foi decidido nas penalidades. Júlio César defendeu duas cobranças e o Brasil avançou às quartas de final.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Noticias