SÉRIE A

Botafogo vence Juventude e conquista primeira vitória no Brasileirão

Igor Jesus e Mateo Ponte anotaram os gols da vitória do Glorioso no Nilton Santos

06/04/2025 09:53 - Atualizado 06/04/2025 09:57

Botafogo vence primeira em casa no Brasileirão (Foto: Vítor Silva/ BFR)

O Botafogo conquistou neste sábado (5), no Nilton Santos, sua primeira vitória no Brasileirão e a primeira vitória do técnico Renato Paiva no comando da equipe. O Alvinegro venceu o Juventude por 2 a 0, com gols de Igor Jesus, no primeiro tempo, e Mateo Ponte, na etapa complementar. O Glorioso chegou a marcar o terceiro gol, também com o camisa 99, mas a revisão do VAR marcou impedimento do lateral na jogada. Com o resultado, o Botafogo chega a quatro pontos somados em duas rodadas da competição.

 

1º Tempo

 

O jogo começou com o Juventude surpreendendo o Botafogo, antecipando seus jogadores e não permitindo uma saída efetiva do Alvinegro ao ataque. Esta situação permitiu aos visitantes recuperarem a bola com rapidez e dar trabalho com lances de muito perigo, como o de Taliari. Mas o Botafogo aproveitou a primeira boa chance que teve: Igor Jesus marcou de cabeça aos 23 minutos. Foram 53% de posse de bola para o Alvinegro e 47% para o Juventude. O Botafogo poderia ter marcado mais um, mas Savarino desperdiçou uma boa chance no minuto final.

2º Tempo

 

A segunda etapa foi muito melhor que o primeiro tempo. O jogo ficou mais movimentado, com uma certa dominância do Juventude, que continuou ameaçando, mas o Botafogo melhorou com a entrada de Santiago Rodríguez na vaga de Patrick de Paula, liberando Savarino para jogar no meio. Mateo Ponte, que também entrou no segundo tempo, ampliou o placar após ótimo cruzamento de Cuiabano. O domínio do Alvinegro começou a se tornar o padrão Botafogo, que se viu no ano passado. Muitas chances sendo criadas e o Juventude não conseguindo mais sair das cordas. Os cariocas ainda anotaram o terceiro com Igor Jesus, mas foi anulado por impedimento de Ponte. O Juventude teve poucas chances e não deu trabalho para John.

 

O que disse Renato Paiva

 

Em entrevista coletiva após a primeira vitória no comando da equipe, o técnico Renato Paiva reconheceu que a equipe começou mal, mas apontou as melhoras a partir das substituições no segundo tempo.

 

Foto: Reprodução Botafogo TV

 

“É um jogo que a equipe vai crescendo com o jogo. A equipe não entrou bem, entrou mal. Eu entendo e disse aos jogadores que o mais importante é nos preocuparmos em ganhar. Quando não vai no talento, vai na personalidade, vai na raça. A equipe percebeu que não entrou bem no jogo e não se desesperou. Fomos acertando, e o jogadores foram acreditando. Assim como aconteceu no Chile, a circulação não está no nível que eu quero”, disse.

 

“Eu entendo a vontade dos jogadores em chegar rápido ao gol, mas temos que encontrar o momento e o espaço exato para chegar ao gol. Fomos melhorando. Fizemos um gol quando não estávamos tão bem. O gol tinha mais gente na área, mais gente agressivo. No intervalo houve correções posicionais. Estávamos a saltar na pressão em momentos errados. O plantel é vasto e eles tem que fazer o trabalho deles para me convencer quem vai jogar e quem é que não vai jogar. Eu fiquei satisfeito que as mudanças feitas melhoraram o coletivo. Esse é o nosso trabalho. Ajudar os jogadores dentro de suas características”, completou o técnico.

 

Marcados na história do Botafogo

 

A noite chuvosa no Nilton Santos também foi de homenagens da torcida a Marlon Freitas e Luiz Henrique, que ganharam espaço no bandeirão de ídolos do clube. Na entrada das duas equipes no campo de jogo, um bandeirão com ídolos do passado foi estendido, com a inclusão do atacante (atualmente no Zenit) e do volante.

 

Além de Luiz Henrique e Marlon Freitas, outros 10 ídolos estavam presentes na bandeira. São eles: Garrincha, Nilton Santos, Didi, Jairzinho, Carlito Rocha, Gerson, Quarentinha, Heleno de Freitas, Amarildo e Túlio Maravilha.

 

Foto: Reprodução Sportv

 

Agenda

O Botafogo enfrenta o Carabobo, na terça-feira, às 19h (de Brasília), no Nilton Santos, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Pelo Brasileirão, o Alvinegro volta a campo contra o Bragantino no próximo sábado.

Enquanto isso, o Juventude recebe o Ceará no sábado, às 16h (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Mais Noticias