Botafogo terá de superar tabu ‘assombroso’ para ser campeão
Adversário tem retrospecto extremamente satisfatório contra clubes brasileiros no recorte recente
27/02/2025 09:54 - Atualizado 27/02/2025 09:55

Racing/Reprodução
Nesta quinta-feira (27), o Botafogo entra em campo pelo último compromisso antes da estreia pelo Brasileirão. Eliminado no Cariocão, a equipe carioca permanecerá por aproximadamente um mês sem entrar em campo. Além disso, a missão de receber o Racing não é nada fácil.
Botafogo pode adotar medida para jogar antes do Brasileirão
Primeiramente, além de precisar reverter a vantagem argentina de dois gols, construída na última quinta-feira (20), em Avellaneda, o Botafogo joga diante do retrospecto da equipe adversária frente aos brasileiros. Recentemente, o time de Gustavo Costas tem tido êxitos quando o assunto são embates continentais.
Em 2024, o Racing sagrou-se campeão da Sul-Americana. Pelo caminho, ficaram Red Bull Bragantino, que na fase de grupos, perdeu para o Racing por 3 a 0, na Argentina, mas venceu no Brasil, por 2 a 1. Já nas eliminatórias, o Athletico até venceu na partida de ida, pelo placar mínimo, mas foi goleado por 4 a 1, em solo argentino.
O Corinthians seria o adversário na semifinal, mas não foi páreo: empatou no Brasil, por 2 a 2, e perdeu na Argentina, de virada, por 2 a 1. O Cruzeiro, na decisão, sucumbiria ao Racing por 3 a 1, no encontro realizado em Assunção, na capital paraguaia.
Todavia foram, apenas em 2024, sete embates frente aos brasileiros, vencendo quatro, empatando um, e perdendo dois. Neste ano, a vitória sobre o Botafogo, na partida de ida da final da Recopa Sul-Americana, demonstrou a superioridade sobre os brasileiros.
Botafogo não joga em seu estádio há cerca de um mês
A última vez em que o Botafogo atuou no Nilton Santos foi em 29 de janeiro. na vitória sobre o Fluminense, por 2 a 0. O time comandado por Cláudio Caçapa enfrenta uma fase negativa na temporada: são cinco jogos sem vencer, acumulando frustrações.
Além de não jogar as semifinais do Campeonato Carioca, o Fogão perdeu a final da Supercopa do Brasil, para seu maior rival, Flamengo. A última vitória em 2025 aconteceu no dia 6 de fevereiro, quando superou o Nova Iguaçu, por 1 a 0. De lá para cá, foram quatro derrotas e um empate.