Botafogo leva punição, resolve e se pronuncia: ‘falha de comunicação’
Glorioso informou que resolveu questão com a FIFA e está livre para contratar atletas
27/03/2025 20:11

Segovinha, ex-atacante do Botafogo
Foto: Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo colocou fim rapidamente a um entrave com a FIFA. Nesta quarta-feira (26), o Glorioso recebeu uma notificação da entidade de que estava proibido de realizar transferências, punição conhecida como Transferban. Entretanto, o clube carioca afirmou que o problema já está resolvido.
O Glorioso estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo. Vamos pra cima, Família! 🔥⚽️ #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/qOVbUxcAq8
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 27, 2025
A proibição havia ocorrido em função da negociação com o atacante Matias Segovia, em abril de 2023. O Botafogo tinha uma dívida com o Guaraní, do Paraguai, referente à contratação de Segovinha. Assim, no mesmo dia em que recebeu o Transferban (26/03), o clube carioca efetuou o pagamento de US$ 452 mil (cerca de R$ 2,598 milhões).
Com os comprovantes de pagamento enviados a Guaraní e FIFA, o Botafogo precisa apenas que o clube paraguaio confirme o recebimento dos valores à entidade. Dessa forma, o Alvinegro aguarda o fim da restrição de contratações por três janelas de transferência, punição então imposta pela FIFA.
Leia mais: Destaque do Botafogo renova e multa será superior a 100 milhões
Nota do Botafogo sobre o Transferban
1. “O Botafogo foi notificado pela FIFA sobre um transfer ban referente a uma disputa jurídica com o Club Guaraní, sobre os direitos econômicos de Matias Segovia, até que esta questão fosse resolvida.”
2. ”O motivo desta notificação foi uma falha de comunicação no processo.”
3. “Esta falha de comunicação, bem como a disputa jurídica, foram resolvidas nesse meio tempo.”
4. ”Por esse motivo, o Botafogo não será afetado por esse transfer ban nas próximas janelas de transferências.”
O Transferban é a proibição de um clube à contratação de novos jogadores, durante certo período. Times como Cruzeiro, Atlético-MG, Vasco, Corinthians e Santos, por exemplo, já estiveram na lista de Transferban da FIFA.
O Glorioso estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo (30), contra o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque.