Botafogo joga bem e vence oitava seguida sobre o Fluminense
Vitinho e Savarino marcaram os gols do Botafogo no Clássico Vovô da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro no Nilton Santos
27/04/2025 09:58

Botafogo volta a jogar bem e vence Fluminense no Nilton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Com primeiro tempo de domínio e ritmo muito forte, o Botafogo fez ótima exibição e não deu chances ao Fluminense. Vitinho e Savarino anotaram os gols do Alvinegro, que venceu o Clássico Vovô deste sábado, no estádio Nilton Santos, pela 6ª rodada do Brasileirão.
Com o resultado positivo, o atual campeão brasileiro pega o elevador e assume a sexta posição na tabela, com oito pontos somados.
+ Leia mais: Ancelotti perto da Seleção Brasileira: acerto é questão de tempo
Já o Fluminense não teve poder de reação contra o rival. O Tricolor carioca não se achou em campo e praticamente assistiu ao adversário jogar no primeiro tempo.
Na segunda etapa, a equipe melhorou e tentou pressionar. Arias cobrou falta na trave e, no final do jogo, em lance de disputa de bola entre Arias e Gregore na área, o juiz não assinalou pênalti, tendo muita reclamação dos jogadores.
Com a derrota, o Fluminense desce para a quarta posição na tabela, podendo ser ultrapassado por outras equipes no complemento da rodada deste domingo (27).
1º Tempo
A etapa inicial foi de amplo domínio do Botafogo durante os 45 minutos. O volume de jogadas de ataque poderia ter permitido ao Glorioso até a ida para o intervalo com um placar mais elástico. Igor Jesus, aos 11 e 13 minutos, e Matheus Martins, aos 19, deram trabalho para o goleiro Fábio. Aos 36 minutos, em boa trama pela direita, Vitinho abriu o marcador para o Alvinegro. Após o gol, a pressão aumentou ainda mais com o camisa 11, que chutou cruzado para a boa defesa de Fábio. Depois, Igor Jesus cabeceou uma bola na trave, aos 44 minutos.
2º Tempo
A segunda etapa mostrou uma melhora do Fluminense na partida. O empate quase veio nos lances perigosos de Bernal, aos 7 minutos; e Cano, aos 14. A melhor oportunidade, porém, saiu em cobrança de falta de Arias, aos 27 minutos, que parou no travessão de John. O Botafogo também criou oportunidades para ampliar com Artur e Jair. Mas foi dos pés de Savarino o gol que fechou o placar. O camisa 10 aproveitou erro de passe de Paulo Baya, arrancou e bateu cruzado para vencer o goleiro Fábio, já nos acréscimos.
Coletiva
Renato Paiva
O técnico Renato Paiva reconheceu o início ruim do Botafogo, mas afirmou que a exibição está próxima da que ele quer ver do time nos próximos jogos.
“Eu não conheço nenhum campeão nacional que não corre como favorito. Lamento. E às vezes há pessoas que dizem: ‘ah não, ele está a tirar (a pressão)’. Na hora de dizer, ‘não, não somos favoritos, vamos tirar a pressão’. Estes rapazes têm que sentir favoritos e ponto. Depois podem ganhar ou não, podem jogar melhor ou jogar pior. Mas depois do que fizeram, não podem e não devem e não querem (não ser favoritos)”, disse o treinador.
“Eles querem ser favoritos, eles querem jogar para ganhar e não querem ser vencidos. Porque sentiram o sabor do que é ganhar. E ganhar da forma como ganharam. Portanto, vamos correr como favoritos. Que o início não foi bom? Não. Mas falta tanto tempo de trabalho, faltam tantas rodadas. Às vezes pedem decisões com cinco, seis rodadas… Estamos conscientes do que está a acontecer, mas é (preferir ser) claramente favoritos. Ninguém vai aqui correr por fora. Se eu aqui dissesse que não, eles (jogadores) iam protestar comigo. Tanto é que eu não conheci um campeão que não seja o favorito no campeonato a seguir. É isso que nós vamos ser, tá?”, concluiu Renato Paiva.
Renato Gaúcho
O técnico Renato Gaúcho criticou a postura da equipe, principalmente no primeiro tempo.
“Quanto ao jogo a gente não fez um bom primeiro tempo. A gente praticamente assistiu ao Botafogo jogar. Segundo tempo, nós melhoramos um pouquinho, mas não foi o suficiente para empatar ou mesmo até virar a partida. Então, o Botafogo, pelo que ele fez durante os 90 minutos, mereceu a vitória”, disse o técnico do Tricolor.
“A gente assistiu ao time do Botafogo, tem jogadores muito rápidos, atacam espaço o tempo. Eu havia alertado minha equipe, treinamos. Só que toda vez que a gente tentava um ataque, o Botafogo matava a jogada. Toda vez que o Botafogo atacava, a gente marcava de longe. E aí o Botafogo começou a se aproveitar, começou a criar, fez um gol. Infelizmente, nós tivemos dois gols hoje por falhas nossas. O Botafogo teve melhor no primeiro tempo, no segundo tempo, mudei. Nós melhoramos um pouquinho, mas mesmo assim não foi o suficiente”, analisou Renato Gaúcho.
Invencibilidade permanece
Com a vitória, o Botafogo completa oito jogos de invencibilidade sobre o Fluminense. Está é a maior sequência de invencibilidade de um clube sobre o outro na história do Clássico Vovô. O Alvinegro, inclusive, chegou a provocar o rival nas redes sociais. A última vitória do Tricolor das Laranjeiras foi no dia 26 de junho de 2022.
Botafogo Original apresenta: 𝗖ense 𝟴 🖥️8️⃣ #BFR pic.twitter.com/8G4dVDvgtm
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 27, 2025
Agenda
O próximo compromisso do Botafogo será contra o Capital-DF, pela terceira fase da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (30). Pelo Brasileirão, a equipe enfrenta o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A equipe do Fluminense enfrenta a Aparecidense, pela terceira fase da Copa do Brasil, na próxima terça-feira (29). Pelo Campeonato Brasileiro, o compromisso será contra o Sport, no Maracanã.