Bolsonaro diz que clube da Série A devia lhe agradecer; entenda
Ex-presidente se coloca como um dos responsáveis pela reestruturação de clubes do futebol brasileiro
14/03/2025 22:25

Bolsonaro diz que torcida de gigante da Série A deveria agradecê-lo por títulos
Foto: Isac Nóbrega/PR
Com inúmeras aparições em estádios ao longo dos últimos anos, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a comentar sobre o futebol brasileiro, dessa vez com uma menção direta ao Botafogo.
Em entrevista ao ‘Flow Podcast’ nesta sexta-feira (14), o político afirmou que os torcedores do Glorioso deveriam ser gratos ao seu período no governo.
“Inclusive, aos botafoguenses: vocês são campeões, mas agradeçam a mim, porque nós criamos em 2021 a Sociedade Anônima do Futebol (SAF)”, disse.
A criação das SAF’s no futebol brasileiro se iniciou em agosto de 2021, a partir da Lei 14.193, que permite que os clubes se transformem em empresas. O modelo é semelhante ao que ocorre em alguns países do futebol europeu.
VOCÊ É ESCOLHIDO, BOSS! 🌟
John Textor comenta sobre o feito da dobradinha alvinegra e a sensação de viver esse momento com o Glorioso! 🧠
🔥#VamosBOTAFOGO🔗 Às 21h na Botafogo TV: https://t.co/LdzM9STjZv pic.twitter.com/8K51yy6hiW
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 10, 2024
O Botafogo, todavia, foi o primeiro time no Brasil a adotar essa mudança que, de fato, surgiu durante o governo de Bolsonaro. A Eagle Football Holding, empresa de Jhon Textor, adquiriu 90% das ações do time carioca em março de 2022.
Desde que se tornou Sociedade Anônima do Futebol, o Alvinegro conquistou seus dois principais títulos na história: o Brasileirão e a Libertadores, ambos em 2024.
Leia mais: Libertadores: ‘pelotão’ da fase de grupos está completo; confira
Além do Fogão, diversas outras equipes do Brasileirão se transformaram em SAF, como forma de se reestruturar das dívidas. Os principais casos são de Cruzeiro, Vasco, Atlético, Bahia e Fortaleza.