Bahia joga para evitar ‘vexame duplo’ inédito na Libertadores; veja
Na Arena Fonte Nova, Tricolor busca voltar à fase de grupos da Libertadores após mais de 30 anos
13/03/2025 17:01 - Atualizado 13/03/2025 17:03

Tricolor busca voltar à fase de grupos da Libertadores após mais de três decadas
Foto: Rafael Rodrigues/Bahia
O Bahia enfrenta o Boston River (URU) nesta quinta-feira (13), às 21h30, na Arena Fonte Nova, valendo vaga na fase de grupos da Conmebol Libertadores. Após passar pelo The Strongest (BOL), o Tricolor quer espantar a chance de se despedir precocemente do torneio continental, como aconteceu com o Corinthians.
No confronto de ida, disputado na semana passada, o Bahia até dominou o Boston River, mas não conseguiu tirar o zero do placar. Com isso, precisa de uma vitória simples diante do time uruguaio para se classificar à fase de grupos. Um novo empate leva a definição da vaga para as penalidades.
Assim, jogando em casa, o Bahia precisa vencer para impedir uma eliminação dupla de brasileiros na pré-Libertadores pela primeira vez na história. Na última quarta-feira (12), o Corinthians deu adeus ao torneio mesmo vencendo o Barcelona por 2 a 0. Isso porque, na ida, foi derrotado por 3 a 0 para os equatorianos.
Desde 2018, um brasileiro cai durante as fases prévias e sequer chega a disputar a fase de grupos da Libertadores. O Timão é recordista no quesito, com três eliminações, para Tolima (2011), Guarani (2020) e Barcelona (2025). O Bahia, contudo, busca evitar uma queda em dose dupla.
Leia mais: Veterano ex-Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras é artilheiro da Libertadores
Bahia almeja voltar à fase de grupos da Libertadores após 35 anos
O Tricolor chega motivado depois de se classificar para a decisão do Campeonato Baiano, em goleada sobre o Jacuipense por 5 a 0, com time misto. Além disso, a equipe defende um retrospecto de nunca ter perdido em casa na Libertadores: são seis vitórias e um empate em seis partidas disputadas.
Por fim, caso derrote a equipe uruguaia, que venceu apenas uma partida em 2025, o Bahia estará de volta à fase de grupos da Libertadores após 35 anos. Sua última participação no torneio sul-americano foi em 1989, quando foi eliminado para o Internacional, nas quartas de final.