SÉRIE A

Atlético x River marca tabu, ‘Lei do Ex’ e reencontro de argentinos

Duelo entre 'Brasil x Argentina', válido pela semifinal da Libertadores, é marcado por detalhes interessantes em campo

22/10/2024 09:48 - Atualizado 22/10/2024 13:08

Atlético e River abrem as semifinais da Libertadores 2024

Foto: Pedro Souza - Atlético

Nesta terça-feira (22), Atlético e River Plate entram em campo na Arena MRV, às 21h30, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores 2024. O confronto coloca frente a frente dois elencos fortes e marca o reencontro dos comandantes argentinos Marcelo Gallardo e Gabriel Milito.

 

 

Galo se apega ao fator casa e a tabu diante dos argentinos

 

 

O Galo chega a esta semifinal com a ambição de conquistar sua segunda taça da Libertadores, a primeira desde 2013. O clube mineiro vem de uma classificação sólida diante do Fluminense, após vencer o Tricolor por 2 a 0 de maneira incontestável, na Arena MRV. Mesmo sendo derrotado por 1 a 0 na ida, o alvinegro reverteu o placar com autoridade.

 

A ida da semifinal reserva um tabu: o Galo não é derrotado pelo River há 46 anos, quando foi superado por 1 a 0 na Libertadores de 1978 — de lá para cá, foram três confrontos oficiais, e todos acabaram com vitórias mineiras.

 

O jogo de ida em casa será importante para o Atlético buscar uma vantagem, já que a série será decidida no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Por isso, o Galo aposta na força de sua casa para tentar construir um bom placar para a volta, na terça que vem (29).

 

 

River aposta na tradição copeira e em Lei do Ex

 

 

Do outro lado, o River chega ao duelo com o peso de sua camisa e a experiência de ser um dos clubes mais vitoriosos da Libertadores. Sob o comando de Gallardo, ídolo do clube argentino, o ‘Millionario’ busca seu quinto título continental.

 

Nas quartas de final, o River passou pelo Colo-Colo, do Chile, com um empate na ida e uma vitória em casa no jogo de volta. O clube conta com a forte tradição copeira e uma mentalidade competitiva que sempre faz diferença em momentos decisivos.

 

A “lei do ex” também pode aparecer na partida desta terça com Nacho Fernández, ídolo do River que jogou pelo Galo entre 2021 e 2022. O meia é titular absoluto da equipe de Gallardo e deve iniciar o confronto em Belo Horizonte como titular.

 

 

Milito e Gallardo voltam a se enfrentar

 

 

O duelo da semifinal terá ainda o reencontro dos comandantes argentinos de Galo e River. Os dois técnicos estiveram frente a frente na Libertadores de 2021, quando o atual técnico do time mineiro treinava o Argentinos Juniors.

 

Na ocasião, River e o clube de Milito se cruzaram nas oitavas de final da Libertadores daquele ano. Na partida no Monumental, os times empataram em 1 a 1 e os treinadores tiveram uma pequena discussão ao apito final. Veja:

 

 

Na volta, melhor para o clube de Gallardo, que venceu por 2 a 0 e se classificou para a fase seguinte.

 

Leia mais: Jornalista argentino destaca ‘joia atleticana’ antes de confronto com o River Plate

 

 

 

Mais Noticias