Atlético tem histórico favorável atuando nos EUA; veja números
Em 2016, inclusive, Galo conquistou o primeiro título do mesmo torneio, antes conhecido como 'Flórida Cup'
13/01/2025 11:53 - Atualizado 13/01/2025 11:54
Bruno Cantini/Atlético
Nesta segunda-feira (13), o Atlético chegou ao quinto dia de pré-temporada na Cidade do Galo. Os trabalhos comandados por Cuca, a partir de quinta-feira (16), acontecem nos Estados Unidos. Na Flórida, a equipe alvinegra encara o Cruzeiro no sábado (18), pela FC Series.
Primeiramente, num recorte mais amplo, o Galo atuou, em solo norte-americano, em nove oportunidades. Foram cinco vitórias, um empate e três derrotas. A primeira experiência atleticana no país aconteceu em maio de 1993, conquistando dois triunfos.
Ainda assim, em Bridgeport, o Atlético venceu o time da casa – com o mesmo nome da cidade, por 4 a 1. Dois dias depois, em Patterson, superou o Inkas, por 2 a 1. Em 17 de janeiro de 1999, o empate diante do Rangers, por 2 a 2, marcou a única partida da história do Galo em Miami.
Nos últimos 10 anos, Atlético atuou seis vezes nos Estados Unidos
Em 2016, o Galo venceu a Flórida Cup, na primeira realização da competição. Fort Lauderdale e Boca Raton foram as cidades que receberam os triunfos sobre Schalke 04 e Corinthians, por 3 a 0 e 1 a 0, respectivamente, na conquista do torneio, naquela época, inédito.
Nos dois anos seguintes, a diretoria alvinegra optou por relacionar apenas jogadores de equipes alternativas. Com isso, o desempenho, como já era esperado, decaiu. Em 2017, a primeira derrota nos Estados Unidos aconteceu para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 1 a 0.
Por outro lado, o Galo encerrou a competição – defendendo o título do torneio, com vitória. Por 2 a 0, melhor para a equipe brasileira, que bateu o Tampa Bay Rowdies, em São Petersburgo. Os gols foram marcados por Leonan e Rodrigão.
Orlando também recebeu partidas do Atlético
Em 2018, na última excursão do Galo em terras americanas, a passagem, no entanto, não aconteceu como o esperado. Mais uma vez, jogadores de equipes de transição fizeram parte da delegação alvinegra que atuou em Orlando.
Contudo, foram, na ocasião, duas derrotas para o mesmo Rangers, por 1 a 0, escocês que o Galo defrontou em 1999 e empatou; além do revés sofrido frente ao Atlético Nacional, por 2 a 0.
Desta vez, diferente das últimas duas edições da competição amistosa, o Galo jogará as duas partidas, diante de Cruzeiro e Orlando City, com o time principal. Hulk e companhia vão estar presentes no Inter&Co Stadium, em busca do bicampeonato do torneio.
Leia mais: Atlético-MG encaminha contratações de jogadores do Athletico e Coritiba