Apelou? Saiba porque o Palmeiras mudou seu modelo de contratar
Verdão quer reforços de peso para voltar às grandes glórias na próxima temporada
25/12/2024 07:00 - Atualizado 22/12/2024 21:12
Palmeiras já anunciou Facundo Torres, tem acordo com Paulinho e se aproxima de Andreas Pereira
O futebol brasileiro foi pego de surpresa nos últimos dias com as frequentes especulações de reforços para o Palmeiras. Paulinho e Andreas Pereira são os principais alvos, mas nomes como Vitor Roque e Matheus Pereira também estão em pauta no Allianz Parque.
A grande novidade está na forma ativa em que a diretoria palmeirense está agindo nesta janela de transferências. Nos últimos anos, o clube fez apenas contratações pontuais e pouco bombásticas, apesar dos valores investidos.
Leila Pereira, presidente do Verdão, já afirmou em entrevista que o clube trabalha com jogadores jovens, que tenham potencial para evoluir e serem revendidos. Esse, por exemplo, é o caso dos argentinos Flaco López e Giay, e de nomes como Maurício, Rômulo e Richard Ríos.
A mandatária chegou a descartar atletas ‘medalhões’ como Gabigol, que está de saída do Flamengo.
‘‘Não trabalhamos com essa visão. A grande estrela do Palmeiras é o nosso elenco que está com a gente há bastante tempo e que tem conquistado muitos títulos. É nessa linha que vamos continuar trabalhando”, disse a presidente.
Mas, afinal, o que mudou no pensamento do Palmeiras?
Investimento pesado para tirar Paulinho do Atlético-MG reforça a mudança de plano do Palmeiras para 2025.
O Verdão quer nomes de mais peso para o ataque após uma avaliação do departamento de futebol, que concluiu que o time precisa de atletas mais prontos para o setor ofensivo.… pic.twitter.com/JTnpadGvAg
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) December 20, 2024
Condição de Abel Ferreira e pressão por títulos: Palmeiras age no mercado
A ausência de uma grande conquista em 2024 balançou os bastidores do Alviverde no fim da temporada. Ao contrário dos últimos anos, o clube venceu apenas o Paulistão e viu rivais como o Botafogo se tornarem mais fortes.
De acordo com o ‘Nosso Palestra’, essa situação incomodou o técnico Abel Ferreira. O português tem oferta para renovar até o fim de 2027, mas colocou uma condição: contratações de peso.
Essa situação, alinhada à pressão para cima de Anderson Barros, diretor de futebol, fizeram o Palmeiras mudar de pensamento. Assim, o Verdão se tornou mais ativo no mercado, buscando atletas mais renomados, que chegam com condição de titulares.
O primeiro foi Facundo Torres, atacante uruguaio de destaque pelo Orlando City, custou cerca de 12 milhões de euros (cerca de R$ 73 milhões). O segundo é Paulinho, que se tornará o jogador mais caro da história do clube paulista, por quase R$ 120 milhões.
Andreas Pereira, meia do Fulham e da Seleção Brasileira, é o alvo do momento. A transação é díficil, mas o Palmeiras conta com o desejo do atleta em retornar ao país.