Anote na agenda: Libertadores anuncia datas e brasileiros ligam alerta
Em especial, dois brasileiros ainda terão de passar por duas fases até a fase de grupos da competição
09/12/2024 18:00
Conmebol/Flickr
Chegou ao fim mais uma temporada do futebol brasileiro. Mesmo assim, os clubes já iniciam suas respectivas preparações para a próxima temporada, visando os torneios internacionais. A Conmebol, por sua vez, já anunciou as datas referentes à disputa da primeira e segunda fase da Libertadores.
Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo já estão garantidos na fase de grupos da Libertadores. No entanto, Corinthians e Bahia terão de passar pela segunda e terceira fase da competição para disputarem a fase de grupos do torneio internacional.
Já nos próximo dia 19 de dezembro, os brasileiros conhecerão seus adversários. A Conmebol realiza, em sua sede oficial, em Assunção, no Paraguai, os confrontos. Os chilenos Deportes Iquique e Ñublense, além do Santa Fé, da Colômbia, já estão garantidos na segunda fase
Ainda assim, outro colombiano a ser definido pelo torneio local entrará no mesmo escalão de disputa. Barcelona de Guayaquil e El Nacional são os representantes equatorianos que também disputarão as fases preliminares à fase de grupos da Libertadores – o segundo citado, no entanto, joga a primeira fase.
Segunda fase da Libertadores começa apenas em fevereiro
Os jogos da segunda fase acontecem nos dias 19 e 26/2, enquanto a terceira fase se inicia no dia cinco de março e termina já no dia 12, uma semana depois.
Dos paraguaios, o Cerro Porteño já tem vaga na segunda fase, enquanto o Nacional ainda disputa a qualificatória anterior. Melgar e Alianza Lima são os representantes peruanos. Apenas o primeiro citado já está na segunda fase.
Boston River, do Uruguai, e Universidad Central, da Venezuela, já estão na segunda fase. O Defensor (Uruguai) e o Monagas (Venezuela) jogam a primeira fase. Ainda assim, outros dois bolivianos (um deles na primeira fase), e mais um argentino (este já na segunda fase), ainda serão conhecidos.
Leia também: Borré faz promessa de 2025 vitorioso para o Internacional: ‘Vamos buscar’