Análise: Brasil ‘desencanta’ no segundo tempo e dá respiro a Dorival
Seleção Brasileira mostra evolução à medida que os gols foram saindo e soube se impor diante de um adversário frágil
16/10/2024 07:18 - Atualizado 16/10/2024 07:33

Brasil mostrou evolução principalmente no segundo tempo
Foto: Rafael Ribeiro - CBF
Por Gazeta
O Brasil passou longe de brilhar, mas pelo menos conseguiu uma vitória convincente diante da fraca seleção do Peru, nesta terça-feira, em Brasília, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Porém, nem mesmo a goleada de 4 a 0 esconde as fraquezas apresentadas pela equipe no Estádio Mané Garrincha.
O primeiro tempo da Seleção Brasileira se resume ao famoso ditado ‘mais do mesmo’. A equipe demonstrou nada (ou muito pouco) de diferente em relação àquilo que já foi mostrado durante a era Dorival Júnior.
O time encontrou uma defesa fechada e teve dificuldades para furá-la. Com o repertório paupérrimo e diante de uma noite pouco inspirada de seus principais jogadores, o Brasil só foi capaz de abrir o placar através de um pênalti – bem marcado, por sinal – que tornou o caminho mais fácil.
Segundo tempo
Justiça seja feita, a Seleção voltou bem do intervalo e mereceu aumentar a vantagem logo no início da segunda etapa. O placar de 2 a 0 abriu ainda mais o time do Peru, que cedeu espaço para a equipe de Dorival Júnior fazer aquilo que sabe de melhor: atacar o espaço.
Ao contrário do primeiro tempo, quando o Brasil esbarrava na marcação, pouco construía por dentro e “lateralizava” em excesso o jogo, o time, no segundo, soube ocupar os espaços e ferir a seleção peruana em contragolpes. Inclusive, a equipe poderia ter deixado o campo do Mané Garrincha com mais gols.
Goleada traz alívio e esperança de evolução
O resultado traz um sentimento de alívio extremo a Dorival. Antes questionado, a goleada de 4 a 0, somada a vitória, de virada, no Chile, dá respiro e um pouco mais de tranquilidade para que o técnico possa seguir o seu trabalho. Mas vale dizer que, apesar da boa vitória, o Brasil ainda está no quarto lugar da tabela das Eliminatórias, com os mesmos 16 pontos do Uruguai, terceiro colocado.
A Seleção Brasileira agora volta a campo na data Fifa de novembro. No dia 14, o time visita a Venezuela, em Maturín, em duelo válido pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Em seguida, enfrenta o Uruguai em Salvador, na Arena Fonte Nova, no dia 19.
O post Análise: Brasil melhora após primeiro tempo ‘mais do mesmo’ e dá respiro a Dorival apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.