Altitude de El Alto desafia Brasil em partida contra Bolívia pelas Eliminatórias
Seleção Brasileira enfrenta a Bolívia no Estádio Municipal de El Alto, a 4.090m de altitude, em partida decisiva pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
09/09/2025 14:13 - Atualizado 09/09/2025 14:14

Gaston Brito Miserocchi
A Seleção Brasileira encara a Bolívia nesta terça-feira, 9 de setembro, às 20h30 (horário de Brasília), pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O palco do confronto é o Estádio Municipal de El Alto, localizado a 4.090 metros acima do nível do mar, a segunda maior altitude para um estádio de futebol no mundo, perdendo apenas para o Estádio Daniel Alcides Carrión, no Peru. Além do adversário boliviano, a seleção canarinho terá que lidar com o desafio imposto pela altitude, um fator que historicamente impacta o desempenho dos atletas.
Desde novembro de 2023, a seleção boliviana se mantém invicta em jogos disputados em El Alto pelas Eliminatórias, acumulando um expressivo saldo de 11 gols marcados e apenas dois sofridos em seis partidas. Este desempenho contrasta com os resultados obtidos anteriormente no Estádio Hernando Siles, em La Paz, onde, apesar da altitude de 3.637 metros, a Bolívia sofreu derrotas para Argentina e Equador, marcando apenas um tento e sofrendo cinco nas duas partidas.
Inaugurado em 2017, o Estádio Municipal de El Alto tem capacidade para 25 mil torcedores e é a casa do clube Always Ready, que também manda jogos na capital, La Paz. Um episódio trágico marcou a história recente do estádio: em 2019, o árbitro Víctor Hugo Hurtado faleceu após sofrer um mal súbito durante uma partida entre Always Ready e Oriente Petrolero.
A Bolívia chega à última rodada das Eliminatórias com 17 pontos, ocupando a oitava posição na tabela. A Venezuela, com um ponto a mais, está na sétima colocação, que garante uma vaga na repescagem para a Copa do Mundo. Para beliscar a chance, o time de Óscar Villegas precisa vencer o Brasil e torcer por uma derrota da Venezuela contra a Colômbia.
Para o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, a partida em El Alto representa uma experiência inédita. “Eu considero isso uma experiência muito bonita. Nunca estive na Bolívia, nunca estive em La Paz. É uma experiência importante”, declarou Ancelotti em coletiva de imprensa. O treinador italiano ressaltou o desejo de ver sua equipe realizar uma boa partida e, como sempre, buscar a vitória. “Tenho vontade de fazer, tenho vontade da minha equipe fazer um bom jogo amanhã. Como sempre, o objetivo é ganhar o jogo. Encantado e com vontade de chegar à Bolívia”, afirmou.