SÉRIE A

Além de Inter x México: relembre amistosos entre times e seleções

Colorado receberá a seleção mexicana em duelo no Beira-Rio no mês de janeiro; relembre outros confrontos inusitados

31/12/2024 08:00 - Atualizado 30/12/2024 23:59

Fluminense e Seleção Italiana se enfrentaram em um amistoso antes da Copa do Mundo de 2014

Fluminense e Seleção Italiana se enfrentaram em um amistoso antes da Copa do Mundo de 2014

Foto: Nelson Perez/Fluminense FC

A temporada 2025 do futebol brasileiro começará com um amistoso no mínimo inusitado: Internacional x México. O Colorado receberá a seleção mexicana no Beira-Rio no dia 16 de janeiro, como preparação para o Gauchão.

 

Recentemente, um duelo tanto quanto aleatório viralizou e chamou a atenção no Brasil, quando o modesto São Cristovão-RJ enfrentou o time sub-19 da Rússia. Vídeos da torcida se tornaram virais na internet pela curiosidade com a partida e pelos cânticos em provocação aos russos.

 

Esse tipo de amistoso se tornou raro no futebol atual, mas era bem mais frequente entre as décadas de 1940 e 1990. Grandes times e seleções realizavam intercâmbios culturais ao redor do mundo, além de servir como preparação para competições oficiais.

 

Leia mais: Inter surpreende e anuncia jogo contra seleção de Copa do Mundo

 

Alguns confrontos se tornaram marcantes na memória do torcedor, como a goleada do Botafogo sobre a Holanda em 1955 ou a vitória do Flamengo de Zico contra a Seleção Brasileira, em jogo no Maracanã de 1976.

 

 

Outros, no entanto, são ainda mais folclóricos, como a visita do Atlético Sorocaba à Coreia do Norte em 2009, jogo em que o time paulista foi anunciado como a Seleção Brasileira. O Pelotas, por exemplo, já recebeu a Rússia em 1994 e perdeu por 2 a 1.

 

A partida mais recente nesse formato foi há 10 anos, pouco antes da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Em Volta Redonda, o Fluminense recebeu a Itália para um amistoso preparatório do país europeu antes do torneio.

 

 

Na ocasião, os italianos — sob a liderança de Pirlo, De Rossi e Balotelli — venceram por 5 a 3, mas o resultado deve ter iludido alguns, já que não passaram da fase de grupos na Copa.

 

Por que clubes e seleções não se enfrentam mais?

Esse tipo de confronto se tornou quase inviável em um mundo do futebol onde o calendário é quase extremo ao condicionamento físico dos jogadores.

 

Antigamente era comum que times ficassem semanas sem uma partida para disputar, mas atualmente isso seria motivo de comemoração para vários técnicos.

 

 

Outro fator é a padronização da ‘Data FIFA’, onde os países disputam cada vez menos amistosos e mais jogos oficiais.

Mais Noticias