Adversário do Brasil nas Eliminatórias, Peru vence e deixa Uruguai em crise
Seleção peruana consegue primeira vitória nas Eliminatórias e "ajuda" Brasil
12/10/2024 10:08
A vitória da seleção peruana, na última sexta, em Lima, foi repleta de significados. O gol marcado por Miguel Araujo, aos 42 do segundo tempo, decretou a primeira vitória do Peru nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e fez a seleção deixar a lanterna da competição, herdada agora pelo Chile.
Pelo lado uruguaio, a atuação apática e pouco inspirada deixa ainda mais evidente a crise interna entre o técnico Marcelo Bielsa e o elenco. Na entrevista coletiva, o treinador argentino não ignorou o que aconteceu durante a semana de preparação para o jogo, mas não vê relação entre os problemas com os jogadores e o resultado do jogo.
“Influência (no jogo) não teve nenhuma. A entrega da equipe me pareceu que foi uma entrega muito generosa, apesar de como jogamos. Creio que o que passou durante a semana não condiciona nem explica (o resultado), não vinculo a como jogamos, nem creio que tenha tido efeito. Foi uma semana com muita efervescência. A respeito de como a situação operou sobre mim, eu não ignoro tudo que aconteceu, e sei que minha autoridade fica de algum modo afetada, mas a preparação do jogo foi feita com máxima seriedade, e a resposta que encontrei nos jogadores foi a mesma que encontrei sempre desde que comecei a trabalhar aqui. Não alterou em nada a convicção e o profissionalismo com que se preparou a partida, ou o funcionamento do grupo e da equipe técnica foi igual a sempre. Para resumir, o que aconteceu não teve efeito no rendimento, na preparação e na atitude, todos atuaram com máxima seriedade, mas claro que não ignoro tudo o que aconteceu”, afirmou Bielsa após o jogo.
Brasil e Peru se enfrentam na próxima terça
Agora penúltima colocada nas Eliminatórias, com 6 pontos, a seleção peruana ajudou o Brasil, que busca reabilitação nas eliminatórias e vem de uma vitória sobre o Chile, chegando aos 13 pontos e em quarto lugar na tabela de classificação. Caso vença os peruanos, terça-feira, em Brasília, pela décima rodada, primeira do returno, a seleção brasileira pode se aproximar ainda mais dos uruguaios na tábua de classificação e aliviar ainda mais a pressão sobre Dorival Júnior no comando técnico do Brasil.