CBF altera regulamento da Copa do Brasil; veja o que mudou
Nova alteração diz respeito ao Capítulo 4 da regra, referente ao sistema de disputa do torneio
06/01/2025 15:45 - Atualizado 06/01/2025 16:00
Copa do Brasil terá novidades em seu regulamento em 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu uma mudança significativa no regulamento da Copa do Brasil para a edição 2025. Isso porque a alteração diz respeito a um Capítulo da regra que afeta diretamente o sistema de disputa.
2️⃣0️⃣2️⃣5️⃣ é logo ali, meus amores! 🤩
É hora de nos despedirmos deste ciclo, pois um novo está por vir. Tem muita coisa boa para acontecer no próximo ano! ✨🤍#CopaBetanoDoBrasil pic.twitter.com/L0PB3BALhY
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) December 31, 2024
Nas edições anteriores, nas partidas relativas à primeira e segunda fases da Copa do Brasil, em caso de empate entre os times, o visitante se classificava. Porém, agora com a nova regra, uma igualdade entre as equipes leva a decisão para a disputa de pênaltis.
Vale lembrar que, nos duelos em questão, a equipe visitante possuía melhor colocação no ranking da CBF do que o time da casa. Por isso, tinha a vantagem do empate de acordo com a antiga fórmula de disputa.
Veja o que diz o Artigo 21 do novo regulamento:
Art. 21 – Os critérios de desempate para indicar o Clube vencedor de cada confronto são os seguintes:
I. 1ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis;
II. 2ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis;
III. 3ª à 7ª Fase – em caso de empate em pontos ganhos entre os Clubes ao final da fase respectiva, dentro de cada grupo, o desempate será definido observando os critérios abaixo:
1º. Maior saldo de gols; 2º. Cobrança de pênaltis.
Parágrafo único – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá iniciar em até 10 minutos após o término da partida única ou de volta, a depender da fase.
Dessa maneira, o novo regulamento tende a dar mais chances para as equipes menos tradicionais. Afinal, um empate nos jogos das duas primeiras fases leva a decisão para as penalidades.
Por fim, a partir da terceira fase da Copa do Brasil, os critérios da classificação passam a ser os mesmos até a grande final. Serão confrontos de ida e volta, e o time com o melhor saldo de gols nos dois jogos avança. Contudo, em caso de empate no agregado, a definição também ocorre por pênaltis.
Maiores campeões da Copa do Brasil:
- Cruzeiro – 6 títulos
- Grêmio e Flamengo – 5 títulos
- Palmeiras – 4 títulos
- Corinthians – 3 títulos
- Atlético-MG – 2 títulos
- Internacional, Fluminense, Vasco, São Paulo, Santos, Athletico-PR, Sport, Juventude, Criciúma, Santo André, Paulista – 1 título