SÉRIE A

Depay, Suárez…relembre contratações marcantes no futebol brasileiro

Em um recorte recente, jogadores consolidados no exterior estiveram atuando em gramados do Brasil

24/12/2024 12:00 - Atualizado 24/12/2024 10:11

Depay chegou ao Corinthians em setembro de 2024 e marcou o futebol brasileiro

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Nos últimos anos, o futebol brasileiro vem se tornando cada vez mais uma vitrine chamativa para os outros cantos do planeta bola. Em um recorte recente, jogadores consolidados no exterior estiveram atuando em gramados do Brasil. Relembre, então, sete contratações que marcaram o futebol nacional.

 

 

1- Carlitos Tévez (Argentina)

 

 

O futebol brasileiro sempre foi recheado de grandes jogadores argentinos. Um deles fez história no Corinthians, entre 2005 e 2006. Na época, Carlitos Tévez, joia do Boca Juniors, chegou ao Timão por 22 milhões de dólares (cerca de R$ 136 milhões hoje).

 

 

Aos 21 anos, o atacante argentino se identificou rapidamente com a ‘Fiel’ e foi um dos protagonistas do título brasileiro de 2005, marcando 20 dos 87 gols do time. No total, em 56 partidas pelo clube do Parque São Jorge, marcou 33 gols.

 

 

Foto: Arquivo Revista Placar

 

 

2- Diego Forlán (Uruguai)

 

 

Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, o uruguaio Diego Forlán chegou ao Internacional em 2012 com pinta de uma das maiores contratações do futebol brasileiro na época. Em fim de contrato com a Internazionale, da Itália, o meia de então 33 anos se transferiu para o Colorado a custo zero.

 

 

No entanto, Forlán não rendeu o que se esperava para, no período, um dos melhores jogadores do mundo. Em dois anos, foram 55 jogos, 22 gols e quatro assistências, além de três campeonatos gaúchos conquistados (2012, 2013 e 2014).

 

 

Foto: Divulgação/Internacional

 

3- Clarence Seedorf (Holanda)

 

 

Contemporâneo ao camisa 10 uruguaio foi o holandês Seedorf, cria do Ajax, da Holanda. Com passagens vitoriosas por Internazionale, Milan e Real Madrid, o craque chegou de graça ao Botafogo também em 2012, já com 36 anos. O tetracampeão da Champions League, entretanto, não obteve grandes conquistas pelo Glorioso, apesar de boas atuações.

 

 

Pelo Brasileirão de 2012, o time carioca terminou em 7º. No ano seguinte, em 2013, o alvinegro chegou a disputar o título brasileiro durante boa parte da competição, mas acabou terminando em 4º.

 

 

Foto: Reprodução/Botafogo

 

 

4- Luis Suárez (Uruguai)

 

 

Um dos maiores centroavantes da história do futebol, o ‘pistoleiro’ Luis Suárez também fez história em solo brasileiro. Após o fim de seu contrato com o Atlético de Madrid, em 2022, o artilheiro uruguaio retornou à América do Sul para jogar em seu primeiro clube da carreira, o Nacional (URU).

 

 

Porém, passou apenas cinco meses em Montevideo, até ser anunciado de surpresa pelo Grêmio, em janeiro de 2023. Pelo Tricolor, fez um ano marcante, especialmente na reta final do Campeonato Brasileiro. Apesar da idade (36 anos) e com problemas no joelho, segundo ele mesmo disse, foi vice-artilheiro do Brasileirão, com 17 tentos, e maior assistente, com 11 passes para gol, levando o Grêmio à segunda posição no torneio.

 

 

Imagem

Foto: Divulgação/Grêmio

 

 

5- James Rodriguez (Colômbia)

 

 

Embora até tenha um nome de peso no futebol mundial, a passagem do colombiano James Rodriguez pelo Brasil foi digna de esquecimento. O meia foi contratado pelo São Paulo no segundo semestre de 2023, após seu contrato com o Olympiakos, da Grécia, se encerrar.

 

No Tricolor, contudo, passou praticamente despercebido. Participou de apenas 22 jogos, a maioria começando como reserva. Marcou dois gols e anotou quatro assistências, sem praticamente nenhum impacto dentro de campo.

 

 

Imagem

Foto: Divulgação/SPFC

 

 

6- Martin Braithwaite (Dinamarca)

 

 

O dinamarquês Martin Braithwaite certamente foi uma das surpresas positivas que vivenciaram o futebol brasileiro. Depois de uma carreira extensa na Europa, atuando em países como Dinamarca (onde cresceu), França, Inglaterra e Espanha, o atacante nórdico saiu do Espanyol em direção ao Grêmio em julho de 2024, sem custar nada ao clube gaúcho.

 

 

Apesar de um início não tão promissor, aos poucos Braithwaite foi se adaptando ao Brasil, e assim terminou sendo importante para ajudar o Grêmio a conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana. Pelo Imortal, entrou em campo 20 vezes e balançou as redes em oito oportunidades.

 

 

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

 

 

7- Memphis Depay (Holanda)

 

 

Por fim, a última estrela a dar as caras no Brasil foi o holandês Memphis Depay. Considerado uma aposta arriscada do Corinthians, Memphis se transferiu ao Timão sem custos, mas com um salário alto para os padrões brasileiros (cerca de R$ 3 milhões). Porém, fez valer o investimento na reta final do Campeonato Brasileiro em 2024.

 

 

Assim, o atacante ex-PSV, Barcelona, Lyon e Atlético de Madrid terminou a temporada com 14 partidas pelo clube paulista e sete gols.

 

 

Memphis Depay marcou um dos gols da vitória do Corinthians sobre o Grêmio

Foto: Rodrigo Coca/Corinthians

 

 

Leia mais: Pedrinho, dono do Cruzeiro, abre o jogo sobre contratar astro espanhol

Mais Noticias