Clima de despedida: Botafogo prepara barca após derrota para o Pachuca
Até dez atletas e o técnico Artur Jorge podem estar de saída do Glorioso após um ano espetacular
11/12/2024 20:24
Até 10 jogadores podem sair do Botafogo após eliminação na Copa Intercontinental
A mágica temporada do Botafogo, oficialmente, está encerrada. O clube foi derrotado por 3 a 0 pelo Pachuca, do México, e deu adeus à Copa Intercontinental. Entretanto, após o jogo, o clima no vestiário era de despedida entre os atletas.
Até 10 jogadores do elenco campeão brasileiro e da Libertadores podem deixar o Glorioso ao fim da atual temporada. Alguns deles já tem situação definida e não vão permanecer na equipe para 2025.
Atletas importantes como Luiz Henrique e Igor Jesus, além do técnico, Artur Jorge, não tem futuro garantido no Botafogo para o ano que vem. Ambos estão valorizados no mercado.
Porém, quem já anunciou sua saída do Fogão é meia Thiago Almada. Após a eliminação para o Pachuca, o camisa 23 afirmou que não permanecerá no elenco. O destino do argentino deve ser o Lyon, da França, co-irmão do alvinegro carioca.
Leia mais: Após eliminação, Thiago Almada anuncia sua despedida do Botafogo
Atletas sem contrato e clima de despedida no Botafogo
Em entrevista após o revés na Copa Intercontinental, o zagueiro Alexander Barboza revelou um clima de adeus no vestiário botafoguense. Segundo ele, o elenco está emotivo por se despedir de alguns jogadores que não ficarão no clube.
‘‘Tem jogadores com contrato que finaliza, então eles já falaram se ficam, que não… Teve muitos abraços, choro também porque é um grupo muito bom, com gente boa de verdade. Uma família que dificilmente continua assim no ano que vem, mas estamos juntos sempre. Nas derrotas e nas vitórias também”, disse o argentino.
Seis nomes já tem suas saídas confirmadas no Botafogo: Marçal, Tchê Tchê, Eduardo e Romero não terão os contratos renovados, enquanto Pablo e Adryelson, que estão emprestados, vão retornar para os seus clubes — Flamengo e Lyon, respectivamente.
Barboza fala sobre cansaço e critica avião do New England Patriots, usado pelo Botafogo:
“Não tem corpo que aguente. Foram muitos jogos, um atrás do outro, uma viagem de 15 horas em um avião que não era o melhor, um avião fraco!”
🎥 @sportv | @geglobo pic.twitter.com/DcNarA2IAb
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) December 11, 2024
Ainda no gramado do Estádio 974, em Doha, o técnico Artur Jorge não garantiu sua permanência no Botafogo para a próxima temporada. Após o ano brilhante, ele vê o seu nome ventilado em times portugueses e da Arábia Saudita, mas ainda não recebeu uma proposta oficial.
‘‘Primeiro vamos tentar digerir tudo isso. Foi uma temporada extraordinária, deixamos o nosso nome na história do Botafogo, com títulos importantes como a Libertadores e o Brasileiro. Agora, precisamos segurar um pouco as emoções para, depois, racionalmente tomarmos as melhores decisões”, disse o treinador.
O Botafogo sai para suas merecidas férias após conquistar dois grandes títulos em 2024: o Brasileirão e a Libertadores. A equipe carioca retornará aos treinos apenas no início de janeiro.