Do começo ao fim: Toda a trajetória de Gabigol no Flamengo
Atacante se despede de forma melancólica do Rubro-Negro na tarde deste domingo diante do Vitória, no Maracanã
08/12/2024 12:47
Futuro de Gabigol é incerto, mas o atacante deve ser jogador do Cruzeiro
Em dezembro de 2018, o Flamengo chegou a negociar com Pablo, do Athletico-PR, mas desistiu e focou em Gabigol. O clube teve que vencer a concorrência do West Ham, da Inglaterra, para fechar com o atacante por empréstimo junto à Inter de Milão. Foi um dos maiores acertos do clube nos últimos anos. Agora, em 2024, o atacante, que passou por mais altos do que baixos, fecha seu ciclo no Rubro-Negro e deixa o clube como ídolo. Entretanto, o fim que poderia ser de alegrias é de melancolia por conta de episódios. O Jogada10 relembra um pouco da história do atleta pelo clube.
2019: Na história
2020: Decisivo
Em seu ano seguinte com a camisa do Flamengo, Gabigol seguiu importante para as conquistas. Mesmo perdendo na última rodada para o São Paulo, o Rubro-Negro faturou o título do Campeonato Brasileiro. O gol de Gabigol, o segundo na vitória rubro-negra por 2 a 1 sobre o Internacional na penúltima rodada, acabou sendo o da conquista de mais um título nacional. Além deste troféu, o Fla conquistou o Carioca, Recopa e a Supercopa. Em 43 partidas, Gabigol marcou 27 gols e 12 assistências.
À esta altura, as plaquinhas pelos estádios com “Hoje tem gol do Gabigol” e a comemoração do atleta já eram febre da torcida. A motivação da celebração, segundo o jogador, é de cunho religioso e visa um agradecimento a Deus.
2021: Imparável
Mesmo assim, Gabigol era foco de polêmicas fora de campo. Em 2021, quando o mundo ainda lidava com a pandemia de Covid-19, o atacante foi flagrado em um cassino clandestino em São Paulo, com cerca de 200 pessoas. Na época, a polícia afirmou que o jogador foi encontrado abaixo de uma mesa.
2022: Bom coadjuvante
O atacante teve nova polêmica com torcedores. Durante uma participação no programa “Altas Horas”, da Globo, Gabigol afirmou que “combinaria muito com o Corinthians”. A declaração do atacante aconteceu semanas depois dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil.
2023: Início da queda
Neste mesmo ano, em agosto de 2023, Gabigol, aliás, fez uma festa de aniversário de 27 anos e deixou os torcedores do Flamengo revoltados. Isso porque o evento aconteceu logo após a eliminação do Rubro-Negro na Libertadores.
2024: O fim de uma era
A pior temporada para Gabigol e, assim, que deixa um fim sem qualquer ânimo, apesar da idolatria da torcida. Das primeiras 13 partidas do Flamengo no ano, o atletas começou jogando apenas duas. Para piorar a situação, recebeu uma suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping. Um efeito suspensivo possibilitou sua volta aos campos. Contudo, o atacante não conseguiu render em campo e chegou a virar notícia ao usar a camisa do Corinthians, entre outras polêmicas.
Na reta final da temporada, quando Filipe Luís assumiu como técnico, Gabriel voltou a ter chances no time titular. Ele, aliás, marcou dois gols no jogo de ida da final da Copa do Brasil contra o Atlético. Após título em Belo Horizonte, o camisa 99, assim, deu forte declarações contra diretoria e Tite e confirmou o seu encerramento de ciclo.
Por fim, Gabigol faz a sua partida de despedida, neste domingo (8), contra o Vitória às 16h, no Maracanã, pela 38ª e última rodada do Brasileirão. A torcida, logicamente, esgotou os ingressos para o duelo e macará fim em uma das maiores eras do futebol.