SÉRIE A

Série A de 2025 pode ter mais paulistas do que mineiros e gaúchos juntos; entenda

Situação pode ser confirmada de forma antecipada, caso G-4 não seja alterado até o fim da temporada

03/10/2024 17:01

João Loureiro/Agência Paulistão

Há um bom tempo, o domínio paulista, no cenário nacional, não é mais surpresa. Anteriormente, São Paulo e Rio de Janeiro eram os estados com mais clubes representes, juntos, na Série A. A partir de 2025, essa realidade pode mudar categoricamente.

 

Isso porque o G-4 da Série B, atualmente, é composto por três clubes paulistas. Um deles, o Santos, busca deixar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro depois de ter sido rebaixado em 2023 pela primeira vez em sua história e retornar à elite do futebol nacional.

 

Contudo, se engana quem pensa que o Peixe é quem lidera a competição. O Grêmio Novorizontino, atualmente, é quem está na ponta da tabela. Ainda assim, apenas um ponto (54 e 53) separam ambos os paulistas na Série B.

 

Logo depois do Sport, hoje terceiro colocado com 47 pontos, vem o Mirassol, com a mesma quantidade de tentos conquistados.

 

Briga está acirrada na parte de cima da tabela da Série B

 

Em seguida, o Leão, fazendo uma ótima campanha em 2024, vê Vila Nova-GO, Ceará e América-MG encostando na contagem dos pontos. A diferença do clube paulista para o mineiro, hoje, é de apenas três pontos.

 

Na Série A, Corinthians, Palmeiras, RB Bragantino e São Paulo compõem a lista de paulistas, que podem chegar aos sete confirmados, caso a configuração do G-4 atual da segunda divisão se mantenha.

 

Já Minas Gerais e Rio Grande do Sul, hoje, contam, apenas, com dois clubes de cada estado: Atlético, Cruzeiro, Internacional, Juventude e Grêmio.

 

Entretanto, é muito cedo afirmar quem são, e se existem, de fato, favoritos para a subido à Série A. Entrando na reta final do campeonato nacional, detalhes farão a diferença.

 

Leia também: Atlético: ‘maratona’ de jogos chega em outubro e liga alerta

Mais Noticias