Atlético: ‘maratona’ de jogos chega em outubro e liga alerta
Milito pode voltar a perder peças importantes em reta final de temporada por estresse muscular
03/10/2024 16:04 - Atualizado 03/10/2024 16:06
Pedro Souza/Atlético
Depois de vencer o Vasco, por 2 a 1, pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, o Atlético tem apenas dois dias para descansar e virar a chave. Agora, o desafio é pelo Brasileirão, competição pela qual o Galo necessita apresentar melhores desempenhos e resultados.
Contudo, jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida sabiam, que a qualquer momento, a conta dos jogos atrasados chegaria. A princípio, esse momento parece ter chegado.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, minutos antes do Atlético superar o Gigante da Colina, a realização de um dos compromissos adiados – na ocasião, o confronto frente ao Grêmio, marcado primeiramente para acontecer no início de maio, não ocorreu.
Pelas fortes tempestades e alagamentos no Rio Grande do Sul, Atlético e Grêmio não puderam medir forças em Belo Horizonte e, agora, se encontram na próxima quarta-feira (9), às 19h30, na Arena MRV. O Galo, por sua vez, teme que a sequência de partidas possa provocar, nos atletas, certa exaustão.
Calendário do Atlético em outubro ficou prejudicado?
Levando em consideração a importância das partidas e o tempo entre elas, é esperado que alguns atletas sintam o cansaço ao longo do tempo. Neste sábado (5), às 16h30, o Atlético recebe o Vitória, em busca de superar o próprio Vasco na tabela de classificação. Com 46 pontos, hoje o Galo é o 10º colocado.
Leia também: Atlético e Corinthians: os únicos vivos em três competições
Depois de enfrentar o Grêmio, o Atlético entra no maior período sem jogos: serão sete dias sem entrar em campo. Posteriormente, o confronto será frente ao Fortaleza, no nordeste brasileiro, numa quarta-feira (16), às 21h45. Da capital cearense, o Galo retorna à Belo Horizonte e já no sábado (19), decide a vaga na final da Copa do Brasil, jogando no Rio de Janeiro.
Maratona segue após Copa do Brasil
Em seguida, o jogo, que para muitos, será o de maior relevância, até então, em 2024. Na terça-feira (22), às 21h30, o Atlético recebe o River Plate, pelo jogo de ida da fase semifinal da Libertadores. Já no dia 26, em um sábado, às 19h, o duelo é contra o Internacional, também em casa.
A sequência enfática de jogos se encerra no dia 29 deste mesmo mês, às 21h30, em Buenos Aires. Na capital argentina, o Atlético, assim como diante do Vasco, decide seu destino em um torneio eliminatório.
Com chances reais de chegar em duas decisões de um dos torneios mais importantes do continente, Milito terá o desafio de dosar o elenco e saber utilizar todas as suas peças. Afinal, o treinador atleticano já tem convivido com a perca de vários jogadores importantes, como Zaracho e Bernard, por exemplo.