SÉRIE A

Para ser campeão, Palmeiras precisa de feito que apenas o Flamengo conseguiu; entenda

Para levantar a taça, Verdão precisará de trunfo que só aconteceu duas vezes na era dos pontos corridos

28/11/2024 10:08 - Atualizado 28/11/2024 10:16

Palmeiras precisará de feito raro para ser campeão brasileiro

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Mesmo com a amarga derrota de 3 a 1 sofrida para o Botafogo no Allianz Parque, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras ainda pode gritar ‘é campeão’ no fim da temporada. Contudo, precisará atingir um feito que aconteceu apenas duas vezes.

 

Isso porque, desde que o Campeonato Brasileiro aderiu ao formato de pontos corridos, somente em duas oportunidades uma equipe que estava em 2º lugar na 36ª rodada terminou levantando a taça. Curiosamente, em ambas as vezes o Flamengo foi quem conseguiu – em 2009 e em 2020.

 

Em 2009, a essa altura da competição, o Rubro-Negro atingiu 61 pontos, na vice-liderança. Porém, além do time carioca, outras três equipes ainda brigavam pelo título – São Paulo, Palmeiras e Internacional. No entanto, o Rubro-Negro venceu seus últimos dois compromissos, assumindo a liderança na penúltima rodada e confirmando o título no jogo final.

 

Onze anos depois, o cenário se repetiu. Restando dois jogos, o Flamengo tinha 69 pontos e novamente estava a apenas um ponto do líder, o Internacional, com 70. Na 37ª rodada, o Rubro-Negro assumiu a primeira posição, ao vencer seu compromisso e contar com um empate do Colorado. Pela 38ª rodada, mesmo perdendo, o título foi para o time carioca, que viu o Inter empatar – 71 pontos a 70.

 

Desafio do Palmeiras é mais difícil que o do Flamengo

 

Para conquistar esse trunfo, no entanto, a missão do Palmeiras é um pouco mais complicada. Afinal, a diferença para o Botafogo, atual líder do Brasileirão, é de três pontos, restando seis em disputa.

 

O que pode ser um alento para o Verdão, no entanto, é a dificuldade dos compromissos. Tanto ele quanto o alvinegro carioca enfrentam equipes com objetivos importantes no campeonato ainda. O Palmeiras encara o Cruzeiro, que briga por vaga na Libertadores, e o Fluminense, que luta para não cair.

 

Por sua vez, o Botafogo pega o Inter, ainda sonhando com o título, e São Paulo, que quer terminar o ano de maneira convincente. Contudo, no meio do caminho o Glorioso tem a final da Libertadores contra o Atlético, no dia 30 de novembro, em Buenos Aires.

 

Leia mais: Após polêmicas, Dudu manda indireta para presidente do Palmeiras

Mais Noticias