SÉRIE A

Botafogo bate o Palmeiras e reassume a liderança do Brasileirão

Em duelo decisivo, Glorioso vence por 3 a 1, 'exorciza' fantasma e volta para a ponta da tabela

27/11/2024 00:08 - Atualizado 27/11/2024 00:10

Botafogo reassumiu a ponta do Campeonato Brasileiro

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Na ‘final antecipada’ do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Botafogo se enfrentaram no Allianz Parque, em partida válida pela 36ª rodada da competição. O Glorioso venceu por 3 a 1, com gols de Gregore, Savarino e Adryelson, retomando a ponta da tabela. Richard Ríos diminuiu para o time paulista.

 

 

Com o triunfo, o Fogão recuperou a primeira posição, somando 73 pontos. O Verdão, por sua vez, estacionou nos 70 e viu a equipe carioca abrir três pontos de diferença, faltando duas rodadas para o encerramento do Brasileirão.

 

Verdão iniciou forte, mas Fogo soube reagir

 

O Palmeiras começou a rodada líder. Afinal, apesar de empatado em pontos com o Botafogo, o alviverde levava vantagem no número de vitórias – 21 a 20. Assim, jogando em casa e defendendo a primeira posição, imprimiu um ritmo forte nos primeiros minutos.

 

Logo aos 6 minutos de jogo surgiu a primeira chance palmeirense: Gustavo Goméz cabeceou perigosamente após cobrança de escanteio de Raphael Veiga. A bola tirou tinta da trave.

 

Pouco depois, veio um momento de preocupação para o torcedor botafoguense. O zagueiro Bastos precisou ser substituído por causa de uma lesão na parte posterior da coxa direita, dando lugar a Adryelson.

 

Na marca dos 18 minutos, o Botafogo já havia equilibrado o jogo e era até melhor que o Palmeiras. Foi quando, após jogada ensaiada em escanteio, Gregore apareceu livre na área para abrir o placar para o time carioca.

 

Em desvantagem, o Verdão se lançou ainda mais e quase empatou com Rony, que acertou chute na trave. Estêvão, bem marcado, só brilhou no fim, em boa jogada e cruzamento para Marcos Rocha que John salvou. O Botafogo ainda teve chutes com Almada e Savarino, defendidos por Weverton.

 

Domínio alvinegro na etapa final

 

O duelo continuou equilibrado com o 1 a 0 no placar, até um lance em que Marcos Rocha acertou o rosto de Igor Jesus na área antes de uma cobrança de escanteio. O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi ao VAR e decidiu expulsar o palmeirense.

 

Depois disso, o Botafogo se impôs, fez o segundo gol logo na sequência, em reposição longa de John que terminou em finalização de Savarino. Adryelson, que entrou no lugar do lesionado Bastos, apareceu como um foguete para anotar de cabeça o terceiro do Fogão, em batida de escanteio.

 

Ainda deu tempo para Richard Ríos, nos acréscimos, diminuir para o Verdão em belo chute de fora da área.

 

Botafogo ‘exorciza’ fantasma do Palmeiras

 

Assim, o triunfo diante do Palmeiras serve para acabar com qualquer trauma do Botafogo em relação ao time paulista. O ‘fantasma’ da virada de 4 a 3 sofrida no ano passado, que assombrava o torcedor botafoguense, não existe mais.

 

Agora, o Glorioso volta suas atenções para a partida mais importante de sua história. No sábado (30), o alvinegro estará em Buenos Aires para disputar a final da Libertadores diante do Atlético.

 

Por sua vez, o Verdão ainda tem chances de ser campeão brasileiro, mas precisará vencer seus jogos e torcer por tropeços do Botafogo. O próximo compromisso do alviverde é contra o Cruzeiro, na próxima quarta (04/12), no Mineirão.

 

Leia mais: Fortaleza e Flamengo fazem bom jogo, mas empatam sem gols

Mais Noticias