Experiência x bom futebol: onde está favoritismo entre Palmeiras e Botafogo?
Verdão se apega ao histórico vencedor frente a um Glorioso confiante e fortalecido na temporada
26/11/2024 11:32
Palmeiras x Botafogo: quem é o favorito?
A edição 2024 do Brasileirão pode ser decidida nesta terça-feira, com um duelo de arrepiar em São Paulo. Palmeiras e Botafogo se enfrentam no Allianz Parque, às 21h30, valendo a liderança do campeonato restando apenas duas rodadas para o fim. Mas, afinal, quem é o favorito?
Em campo estarão dois times de caracterísiticas opostas: um experiente bicampeão brasileiro, mas em uma temporada abaixo do esperado; e um adversário inexperiente se tratando de protagonismo, mas que vive sua melhor temporada no século e com o melhor futebol brasil.
Nessa temporada, as duas equipes duelaram em um confronto épico pela Libertadores. O Botafogo venceu na ida, no Rio de Janeiro, por 2 a 1. Na volta, o Palmeiras chegou a estar perdendo por 2 a 0 em casa, mas buscou o empate. A virada até saiu, entretanto, em um roteiro quase cinematográfico, o gol de Gustavo Gomez foi anulado. No fim, o Glorioso se classificou e seguiu seu rumo até a grande final, marcada para este sábado (30).
Estratégias prontas para um grande duelo. Os caminhos se cruzam novamente… #GiroPelosEstádios pic.twitter.com/o5l7MMnGEG
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) November 26, 2024
A camisa pesa? O Palmeiras espera que sim
O Palmeiras chega ao duelo contra o Botafogo com a liderança em mãos pela primeira vez na temporada, já na 35ª rodada do campeonato. Abel Ferreira e elenco já foram alvo de diversas críticas no ano pelo rendimento abaixo e pouca inspiração dentro de campo.
Entretanto, pouco a pouco, o alviverde chegou ao topo novamente e pode conquistar seu tricampeonato graças à uma regularidade e experiência importantes no Brasileirão.
“Quando o desempenho não está, os três pontos devem aparecer. É a resiliência que faz as equipes melhores do que as outras”, disse Abel Ferreira, após a vitória do Palmeiras sobre o Atlético-GO.
Time confiante na semana mais pesada da história do Botafogo
O botafoguense deixou para trás todo o trauma vivido na reta final da temporada passada, em que a equipe deixou escapar o título brasileiro. O ano de 2024 é ainda melhor, com direito a uma decisão de Libertadores, e o reconhecimento de ser o melhor time do país.
O clube se reforçou mais e, apesar da pouca experiência, se apega justamente ao que tem feito no ano para sacramentar duas conquistas históricas.
Porém, a semana decisiva — com final de Libertadores além do confronto diante do Palmeiras — pode ser um peso ao Botafogo. Após três empates consecutivos no Brasileirão, o time de Artur Jorge não pode se dar ao luxo de tropeçar mais no ano, ao passo que tenta ‘se blindar’ das críticas e aos questionamentos sobre a parte emocional.
“Ninguém pode a esta altura ficar satisfeito de enfrentar este Botafogo, somos um adversário incômodo, que ninguém gosta de enfrentar. Temos conquistado o respeito, com o que já conquistamos”, afirma Artur Jorge, técnico do Botafogo, em coletiva antes da viagem para São Paulo.
Opinião da redação sobre Palmeiras x Botafogo:
Antes da publicação desta matéria, os repórteres e editores do Brasileirão.com.br debateram sobre o que pesa mais na decisão: a experiência alviverde ou a confiança e bom futebol do alvinegro?
Leia mais: Palmeiras conta com “amuleto da sorte” para vencer o Botafogo no Allianz
O resultado tendeu para o lado palmeirense! A “malícia” do Palmeiras, de mais de 10 conquistas nas últimas temporadas, pode ser crucial em um duelo tão pesado frente ao Botafogo.
Os times entram em campo às 21h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (26). A vitória ou empate mantém o Palmeiras na liderança do Brasileirão, enquanto o Botafogo precisa dos três pontos para retornar ao topo.