SÉRIE B

Sport vence Santos e sobe para a elite do futebol brasileiro

Leão vence na Ilha do Retiro, conta com derrota do Novorizontino e retorna à elite do futebol nacional

24/11/2024 21:26

Sport e Santos na última rodada da Série B – Foto: Divulgação/Santos

O Sport está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (24), o Leão venceu o Santos por 2 a 1, com dois gols de Lucas Lima, pela última rodada da Série B e garantiu o acesso para a elite do futebol nacional. Além de fazer o dever de casa e bater o Peixe na Ilha do Retiro, o Rubro-Negro contou com a derrota do Novorizontino para o Goiás e confirmou a vaga no Brasileirão 2025. O Peixe diminuiu o placar com o atacante Wendel Silva.

 

 

Além disso, o Sport conquistou um feito inédito com este acesso. É a primeira vez que o Leão conquista o acesso na última rodada, e jogando na Ilha do Retiro. Dos quatro acessos anteriores do clube, dois foram fora de casa e dois como mandante, mas com rodadas de antecedência.

 

 

Decisivo no jogo, Lucas Lima entrou em campo com uma responsabilidade de R$ 500 mil. Isto porque o Sport pagou este valor para ter o meia contra o Santos, e os dois gols valeram cada centavo investido no jogador.

 

 

Por outro lado, o Santos encerra sua participação na Série B com 68 pontos. O Peixa havia conquistado o acesso e o título antecipado e apenas cumpriu tabela nesta 38ª rodada.

 

 

Dessa maneira, Santos (68), Mirassol (67), Sport (66) e Ceará (64) vão disputar a elite do futebol brasileiro em 2025. Ao mesmo tempo, o Novorizontino, que começou a rodada no G-4, terminou na 5ª posição, com 64 pontos.

 

 

O jogo

 

 

O Sport fez um bom primeiro tempo na Ilha do Retiro, e a equipe levou a vantagem de 1 a 0 para o intervalo após gol de pênalti nos acréscimos marcado por Lucas Lima. Em casa, a equipe rubro-negra começou a partida com muita intensidade, tentando impor um ritmo acelerado. Já o Santos, mais cauteloso, buscava desacelerar o jogo. Após algumas oportunidades do Leão, o lance decisivo aconteceu nos acréscimos. Lucas Lima fez um passe preciso para Fabrício Domínguez, que foi derrubado por Pituca na área, e o próprio meia confirmou a vantagem.

 

 

O Santos voltou com duas alterações para o segundo tempo, mas o time não conseguiu crescer de rendimento. O Sport, por outro lado, tentou controlar mais o ritmo do jogo e soube aproveitar a vantagem. A primeira boa chance do segundo tempo foi dos donos da casa, em finalização de Dalbert para boa defesa de Brazão. No entanto, a estrela de Lucas Lima voltou a brilhar e ele aproveitou cruzamento da esquerda para finalizar rasteiro e anotar o segundo no jogo, aos 17 minutos. Os donos da casa ainda tiveram um gol anulado após revisão do VAR.

 

 

Mas, em poucos minutos, o Santos conseguiu assustar os torcedores na Ilha do Retiro. Wendel Silva aproveitou sobra de bola e diminuiu para o Santos, aos 30 minutos. No lance seguinte, Laquintana, que saiu do banco, desperdiçou uma oportunidade cara a cara com o goleiro Caíque França. Porém, o Sport teve novo pênalti a seu favor e tinha tudo para encerrar a partida de forma tranquila. Mas, Chrystian Barletta perdeu a cobrança, defendida por Brazão. Apesar de toda emoção na reta final da partida, o placar de 2 a 1 prevaleceu até o apito final.

 

 

SPORT 2X1 SANTOS

 

 

Última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

 

Data e horário: 24/11/2024, às 18h30 (de Brasília)

 

Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)

 

SPORT: Caíque França; Igor Cariús (Palacios, aos 30′ do 2t), Rafael Thyere, Chico e Dalbert (Felipinho, aos 45′ do 2t); Felipe, Fabrício Domínguez (Fabinho, aos 8′ do 2t), Julián Fernández, Lucas Lima (Gustavo Coutinho, aos 45′ do 2t) e Chrystian Barletta; Titi Ortíz (Wellington Silva, aos 30′ do 2t) e Lenny Lobato. Técnico: Pepa.

 

SANTOS: Gabriel Brazão; Hayner (JP Chermont, no intervalo), João Basso, Luan Peres e Souza (Rodrigo Ferreira, aos 35′ do 2t); Tomas Rincón (Luca Meirelles, aos 47′ do 2t), Sandry e Diego Pituca; Otero, Wendel Silva e Miguelito (Laquintana, no intervalo). Técnico: Leandro Zago (interino)

 

Gols: Lucas Lima, aos 48′ do 1t (1-0); Lucas Lima, aos 17′ do 2t (2-0); Wendel Silva, aos 30′ do 2t (2-1)

 

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)

 

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

 

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

 

Cartões amarelos: Fabricio Domínguez, Julián Fernández, Chrystian Barletta (SPT); Miguelito, Diego Pituca, Hayner (SAN).

Mais Noticias