Por que Endrick não foi convocado para a Seleção Brasileira? Entenda
Atacante ficou de fora da lista de Dorival Jr para os jogos contra Venezuela e Uruguai
01/11/2024 22:51 - Atualizado 01/11/2024 23:01
Endrick fica de fora da convocação da Seleção Brasileira
O técnico Dorival Jr anunciou nessa sexta-feira a convocação da Seleção Brasileira para a última Data FIFA do ano e a grande notícia da lista foi a ausência de Endrick. O atacante do Real Madrid era presença fixa na equipe desde o fim de 2023, mas ficou de fora dessa vez.
A grande explicação para a não convocação de Endrick é justamente o seu desempenho em Madrid. Carlo Ancelotti, técnico do clube, não tem utillizado muito o brasileiro, mesmo após um início iluminado — gol marcado na estreia oficial e também na Champions. Ele não saiu do banco em 4 das últimas 6 partidas do Real Madrid, incluindo a goleada sofrida para o Barcelona.
A mídia espanhola já destaca a ausência de Endrick nas partidas do Real. O “Diario As” chamou o jovem centroavante de “invisível” aos olhos do técnico Ancelotti.
Leia mais: Sem Neymar e Endrick, Dorival convoca Seleção para jogos contra Venezuela e Uruguai; veja lista
Dorival Jr explica
Essa também é a explicação de Dorival Jr para Endrick ficar de fora da Seleção Brasileira. O treinador do Brasil afirma que os jogadores precisam estar em forma nos seus clubes para ser chamado, pois não há tempo para recuperar atletas na Seleção.
— Alguns nomes importantes ficaram fora, como do Endrick, mas temos uma situação que tem que ser bem definida. Tem um peso maior para os que estão atuando, porque você não tem tempo para treinamentos, reposição de tempo perdido. Temos que pensar nesses detalhes.
— O Endrick foi fundamental em alguns jogos. Ele está vivendo um momento de transição na maior equipe do futebol mundial. É um processo natural, de adaptação, isso demanda tempo. Temos que conviver com a situação. As portas não estão fechadas ao Endrick, ele sabe disso, tenho confiança nele. Tudo é questão de ele se recolocar em seu clube, com calma, paciência, para que ele brigue por seu espaço — completou Dorival Jr.
A notícia da não convocação do jovem de 18 anos repercutiu mundo a fora como uma surpresa, já que Endrick era presença constante nas listas da Seleção.
🚨🇧🇷 Endrick has been left out by Brazil manager Dorival Junior for the upcoming games.
Dorival: “We have no time for training or to make players return in good form. Are they performing or not? That’s the question to answer”. pic.twitter.com/IjfLg1GKpY
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) November 1, 2024
A pouca utilização de Endrick na Seleção Brasileira
Outro ponto a se considerar é o aproveitamento de Endrick sob o comando de Dorival Jr. Foram apenas duas partidas como titular: a eliminação para o Uruguai, na Copa América, e a derrota para o Paraguai, nas eliminatórias. No segundo caso, inclusive, ele foi substituído no intervalo.
Ao todo, Endrick possui 13 partidas pela Seleção Brasileira, sendo 11 delas com o atual treinador. Entretanto, o camisa 9 jogou apenas 30,5% dos minutos sob o comando de Dorival Jr. Ele marcou 3 gols no período, todos em amistosos.
Na última Data FIFA, porém, o atacante Igor Jesus, do Botafogo, furou a fila e assumiu a titularidade no comando do ataque. O artilheiro do alvinegro atuou por 154 dos 180 minutos das duas partidas, marcando um gol e dando uma assistência.
Sem Endrick, a Seleção Brasileira tem dois confrontos importantes para as eliminatórias da Copa do Mundo. Dia 14 o adversário é a Venezuela, fora de casa. Cinco dias depois tem o Uruguai, em Salvador.