Atlético e Botafogo já se enfrentaram em Libertadores? Saiba mais
Decisão acontece no Mâs Monumental, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro
31/10/2024 07:48
Vitor Silva/Botafogo
Pela primeira vez na história, Atlético e Botafogo editarão uma decisão de Libertadores. A confirmação veio após o Galo empatar sem gols, na casa do River Plate, enquanto o Botafogo soube administrar a vantagem de cinco gols, construída ainda em Nilton Santos, perdendo por 3 a 1.
Primeiramente, na semana passada, o Galo atropelou o Millonario, em Belo Horizonte, por 3 a 0. Ainda assim, 24 horas depois, o Botafogo faria ainda melhor: superaria o Peñarol, por 5 a 0, em plena semifinal de Libertadores.
Mineiros e cariocas farão, inclusive, a primeira partida válida pela Libertadores. Ambos já se enfrentaram pela Copa Conmebol e pela Sul-Americana, mas nunca pela ‘Glória Eterna’.
Todavia, em 1993, quando o Botafogo sagrou-se campeão da extinta Copa Conmebol – que o mesmo Atlético já conquistou duas vezes, foi quando aconteceu o primeiro encontro internacional. Na ocasião, melhor para o Fogão, que eliminaria o Galo na semifinal do torneio.
Desse modo, o Atlético venceu a primeira partida por 3 a 1, mas no Rio de Janeiro, foi derrota por 3 a 0. Depois disso, mais quatro confrontos válidos por torneios internacionais. Veja o retrospecto:
14/8/2008: Botafogo 3×1 Atlético, válido pela primeira fase da Sul-Americana
27/8/2008: Atlético 2×5 Botafogo, válido pela primeira fase da Sul-Americana
10/8/2011: Atlético 1×2 Botafogo, válido pela segunda fase da Sul-Americana
23/8/2011: Botafogo 1×0 Atlético, válido pela segunda fase da Sul-Americana
Libertadores pode ter campeão inédito
Contudo, enquanto o Galo busca seu bicampeonato, a Estrela Solitária ‘corre atrás’ do seu primeiro título pela Libertadores. É a primeira vez, inclusive, que o clube carioca chega à final. A torcida botafoguense acredita, fielmente, que é tempo de Botafogo.
Já os atleticanos creem que serão campeões em 30 de novembro. Para Hulk, um dos maiores, se não o maior ídolo atleticano, seria a realização de um grande sonho vestindo a camisa alvinegra:
“É o título que me falta aqui no Atlético. Tive a oportunidade de vencer o estadual, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Quero muito coroar essa linda história conquistando a ‘Glória Eterna'”, analisou o atacante do Galo.