Há 4 anos, Abel Ferreira chegava para fazer história no Palmeiras
Anunciado em 30 de outubro de 2020, Abel Ferreira se tornou um dos maiores técnicos da história do Palmeiras
30/10/2024 09:59 - Atualizado 30/10/2024 10:03
Cesar Greco/Palmeiras
Nesta quarta-feira (30), quatro anos se completam desde a chegada do português Abel Ferreira ao comando técnico do Palmeiras. Vindo do PAOK, da Grécia, o treinador chegou ao Verdão para substituir Vanderlei Luxemburgo, e se tornou ídolo do alviverde.
Desde sua chegada, Abel rapidamente conseguiu adotar seu estilo de jogo ao Palmeiras. Com um modelo estratégico e flexível, se adequando sempre ao cenário de cada partida, o português guiou o Palmeiras a títulos importantes já no primeiro ano de sua chegada.
Em 2020, estreando no futebol brasileiro, Abel já marcou seu nome na história do clube paulista ao conquistar duas taças expressivas: a Copa do Brasil, contra o Grêmio, e a Libertadores diante do Santos. Título esse que encerrou um jejum de mais de 20 anos do Palmeiras sem conquistar a América.
Nos anos seguintes, continuou se sobressaindo em solo nacional, levando o Palmeiras a uma ascensão meteórica. Conquistou novamente a Libertadores, além de dois Campeonatos Brasileiros, uma Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil. Veja:
Títulos de Abel Ferreira pelo Palmeiras:
- Copa do Brasil 2020 (Palmeiras x Grêmio)
- Copa Libertadores 2020 (Palmeiras x Santos)
- Copa Libertadores 2021 (Palmeiras x Flamengo)
- Campeonato Brasileiro 2022
- Campeonato Brasileiro 2023
- Recopa Sul-Americana 2022 (Palmeiras x Athletico-PR)
- Supercopa do Brasil 2023 (Palmeiras x Flamengo)
‘Paizão’ e polêmico
Uma das características de Abel é seu foco no desenvolvimento dos jogadores, especialmente os jovens talentos da base. O português sabe como trabalhar com diferentes perfis de atletas, combinando juventude e experiência para formar uma equipe competitiva.
Fora de campo, Abel tem um estilo comunicativo, que muitas vezes chama atenção pela sinceridade ‘exagerada’ e pela maneira incisiva com que analisa o futebol brasileiro, incluindo críticas ao calendário e à arbitragem.
O maior da história do Palmeiras?
Abel Ferreira atingiu feitos pelo Palmeiras que certamente o colocam na galeria de um dos maiores (se não o maior) comandante da história palmeirense.
Seu trabalho foi reconhecido pela revista FourFourTwo, destacando o ‘poder’ do português em transformar a mentalidade do elenco palmeirense para ser um vencedor.
É o treinador com mais títulos na história do clube, com 10 taças conquistadas desde 2020. Ele se igualou a Oswaldo Brandão, que também tem 10 títulos.
Leia mais: Abel pede mais “coragem” a Felipe Anderson no Palmeiras