Atlético e Botafogo já decidiram título no século passado
Ambos os brasileiros decidem longe de casa se avançam ou ficam pelo caminho na Libertadores
28/10/2024 16:51
Pedro Souza/Atlético
Faltam poucos dias para serem definidos os finalistas da Libertadores de 2024. Atlético e Botafogo estão há um passo para chegarem à final da competição e disputarem, no dia 30 de novembro, o título do torneio internacional.
Entretanto, Galo e Fogão já se enfrentarem em uma final de Campeonato Brasileiro. O primeiro, inclusive, disputado e reconhecido como o torneio nacional, em 1971. Na ocasião, o clube mineiro levou a melhor e levantou o troféu no Maracanã, em pleno Rio de Janeiro.
Leia também: Ministério do Uruguai bate martelo sobre ida de botafoguenses a Montevidéu
Contudo, o retrospecto em torneio internacionais é favorável ao Botafogo. Na Copa Conmebol de 1993, quando o Botafogo sagrou-se campeão, um dos que ficaram pelo caminho foi o próprio Atlético. O Glorioso eliminou o Galo na semifinal: em Belo Horizonte, vitória atleticana por 3 a 1; já no Rio, triunfo botafoguense por 3 a 0.
Atlético também eliminou o Botafogo recentemente
No último encontro entre os dois clubes por um torneio internacional, melhor para o Galo. Em 2019, pela Sul-Americana, na fase oitavas de final, dois triunfos atleticanos por 2 a 0, em Minas Gerais, e por 1 a 0, na capital fluminense.
Ainda assim, antes disso, o Galo havia sofrido nas mãos do Botafogo. Isso porque o a Estrela Solitária despachou o Atlético da Sul-Americana em 2008 e em 2011. Foram quatro encontros e quatro vitórias botafoguenses. Veja:
14/8/2008: Botafogo 3×1 Atlético, válido pela primeira fase da Sul-Americana
27/8/2008: Atlético 2×5 Botafogo, válido pela primeira fase da Sul-Americana
10/8/2011: Atlético 1×2 Botafogo, válido pela segunda fase da Sul-Americana
23/8/2011: Botafogo 1×0 Atlético, válido pela segunda fase da Sul-Americana
Por fim, vale lembrar que o Botafogo jamais venceu a competição. O Atlético, por sua vez, venceu a Libertadores na única vez que chegou na final da competição, em 2013, quando superou o Olímpia, nos pênaltis.
Caso avancem os dois brasileiros, o Monumental de Núñez receberá, pela primeira vez em sua história, um confronto de tal magnitude entre alvinegros que vão medir forças para conquistarem o continente.