SÉRIE A

Peñarol chega ao Brasil em alta; retrospecto assusta o Botafogo?

Brasileiros e uruguaios já carregam histórico de encontros pelos torneios continentais no século passado

23/10/2024 12:42

Divulgação/Peñarol

Pela semifinal da Libertadores, o Botafogo recebe, nesta quarta-feira (23), o Peñarol, no Nilton Santos. Às 21h30, brasileiros e uruguaios iniciam a luta por uma vaga na grande decisão do torneio internacional. Ainda assim, o lado alvinegro liga o alerta com adversário.

 

Pentacampeão da Copa Libertadores, o Carbonero vem de três vitórias consecutivas pelo Campeonato Uruguaio. Foram, no período, cinco gols marcados e nenhum sofrido. Antes disso, a equipe de Diego Aguirre havia sido derrotada pelo seu maior rival, o Nacional, por 2 a 1.

 

Leia também: Botafoguenses fazem foguetório em frente a hotel do Penãrol; veja

 

Por outro lado, o retrospecto entre botafoguenses e aurinegros é positivo ao clube brasileiro. Foram, no total, quatro encontros entre as equipes: o Glorioso venceu no Rio de Janeiro, na disputa pela Libertadores de 1973, por 4 a 1.

 

Uma semana depois, no Uruguai, empate por 2 a 2, ainda pela fase de grupos. Posteriormente, 20 anos depois, o Botafogo bateu o Peñarol na decisão da Copa Conmebol. Empate por 1 a 1, no Uruguai, e igualdade no placar no Rio (2 a 2). Nos pênaltis, melhor para o Fogão.

 

Assim como o Botafogo, Peñarol lidera o campeonato nacional

 

Enquanto o Botafogo é o líder do Brasileirão, com 61 pontos conquistados, o Peñarol também está na ponta da tabela, dividindo a colocação mais alta junto do Nacional, com 20 pontos. Resta apenas um compromisso pelo Campeonato Uruguaio para o Carbonero.

 

Veja os últimos jogos do Peñarol:

 

  • Peñarol 0x0 Racing
  • Nacional 2×1 Peñarol
  • Peñarol 2×0 Deportivo Maldonado
  • Danúbio 0x1 Peñarol
  • Peñarol 2×0 Boston River

 

Por fim, tudo indica que o Botafogo trate, assim como a equipe uruguaia, a partida e o confronto pela semifinal com total seriedade. Afinal, o Fogão jamais chegou à uma decisão de Libertadores e quer, além disso, conquistar a competição de forma inédita.

Mais Noticias