SÉRIE A

Corinthians pode não disputar Copa do Brasil em 2025; entenda

Eliminado da Copa do Brasil, únicas alternativas possíveis para se classificar no ano que vem são G6 ou vencer a Copa Sul-Americana

21/10/2024 10:34

Corinthians pode não disputar Copa do Brasil em 2025

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Pela terceira vez consecutiva semifinalista da Copa do Brasil, o Corinthians corre o risco de ficar fora da competição no próximo ano. O empate em 0 a 0 com o Flamengo neste domingo (20), na Neo Química Arena, fez o Timão se despedir do torneio e ainda se complicar na luta por uma vaga na edição de 2025.

 

Isso porque, desde o ano passado, os critérios para classificação para a Copa do Brasil foram alterados. Em vez de usar o ranking da CBF como critério, tal qual era até 2023, as vagas passaram a ser preenchidas de acordo com o desempenho nos campeonatos estaduais.

 

A Federação Paulista tem direito a seis vagas para a Copa do Brasil. Cinco são destinadas aos melhores times do Campeonato Paulista, enquanto a sexta vaga vai para o campeão da Copa Paulista.

 

Sul-Americana é última esperança do Corinthians

 

O Corinthians, no entanto, fez uma campanha ruim no Paulistão e foi eliminado ainda na fase de grupos, ficando fora dos critérios de classificação via Estadual. Dessa forma, restam ao Timão apenas duas alternativas: terminar entre os seis primeiros colocados no Campeonato Brasileiro ou conquistar o título da Copa Sul-Americana.

 

A primeira opção é praticamente inviável. Afinal, a diferença do Corinthians para o Internacional, atualmente o sexto colocado, é de 17 pontos. Ainda restam 24 pontos para o Timão disputar no Brasileirão e dez times à frente até a zona de classificação à Libertadores.

 

Por outro lado, a Sul-Americana aparece como a melhor solução. O Timão enfrenta o Racing, da Argentina, pela semifinal da Sul-Americana, e ainda tem chances de título. Assim, o torneio ganhou ainda mais importância após a eliminação na Copa do Brasil.

 

Leia mais: Talles Magno lamenta eliminação do Corinthians: “Dói muito”

 

 

Mais Noticias