Bahia se impõe e vence Botafogo em jogo agitado no final
Tricolor baiano conquista segundo triunfo seguido na temporada enquanto Botafogo continua vivendo crise de instabilidade com Renato Paiva
04/05/2025 10:45 - Atualizado 04/05/2025 12:43

Bahia derrota Botafogo na Arena Fonte Nova pela 7ª rodada do Brasileirão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O Bahia fez valer sua força na Arena Fonte Nova e derrotou o Botafogo na noite deste sábado (3), pela 7ª rodada do Brasileirão. Cauly marcou o gol da vitória e a equipe conquistou o segundo triunfo seguido na temporada. O jogo teve um fim cheio de emoções, com o VAR anulando a expulsão de John em lance curioso.
+ Leia mais: “Fluminense derrota Sport de virada com gol no último lance”
A partida até começou equilibrada, mas, aos poucos, a equipe baiana foi assumindo o controle do jogo. O Alvinegro se perdeu no meio-campo, com erros de passes bobos e falhas de marcação, beneficiando a transição rápida e mobilidade ofensiva da equipe do Bahia.
1º Tempo
O jogo começou equilibrado. Aos poucos, o Bahia começou a dominar, aproveitando a pouca efetividade do meio-campo do Botafogo. Não demorou muito para a mobilidade e transições rápidas do Tricolor baiano surtirem efeito. O gol chegou em grande jogada individual de Erick Pulga, deixando três jogadores do Alvinegro para trás e cruzando para Cauly completar para as redes.
2º Tempo
A segunda etapa iniciou com o Botafogo tentando mais o gol. O time do técnico Renato Paiva chegou com perigo em cruzamentos na área pela esquerda, mas não finalizou como deveria para empatar. A maior chance foi de Artur, que, em contra-ataque, saiu cara a cara com Marcos Felipe e finalizou em cima do goleiro. O goleiro também foi bem em defesa em falta cobrada de longe por Alex Telles e em finalização de Igor Jesus.
O Bahia também perdeu chances de ampliar o placar. Lucho teve gol anulado pelo VAR, Willian José perdeu chance cara a cara ao tentar encobrir John. Nos acréscimos, foi a vez de Jean Lucas tentar encobrir o goleiro do Botafogo, que usou a mão fora da área para defender. O árbitro expulsou John, mas após revisão no VAR, tirou o vermelho e trocou para o amarelo.
Entrevistas
Rogério Ceni
O técnico do Bahia elogiou a postura do time e destacou mais um jogo sem sofrer gols da equipe baiana.
“Jogo difícil, chuva atrapalhou no sentido físico de jogo, não temos tanta força física quanto o Botafogo. Mas mais uma vez a gente lutou até o fim, jogo taticamente bom defensivamente, tivemos oportunidades para ampliar. Falta do segundo gol fez com que a gente sofresse mais defensivamente, mas trabalhamos bem o bloco defensivo. Mais importante quanto o resultado é passar tanto tempo sem sofrer gol, talvez seja a maior evolução em relação ao ano passado”, afirmou Ceni.
“Maior motivação são as condições que o clube oferece aos jogadores no dia a dia, eles reconhecem isso. Maneira séria como o clube é tratado, fator preponderante hoje no futebol. Bacana ver o Bahia crescendo desse jeito. Para se atingir o topo tem que enfrentar e jogar de igual para igual com adversários que estejam no topo. Inegável que o Botafogo alcançou a glória ano passado. Quanto mais a gente enfrentar equipes como essas em pé de igualdade, estamos perto de chegar no nível mais alto”, concluiu o treinador.
Renato Paiva
O treinador do Alvinegro evitou lamentar ausências dos lesionados e enfatizou que precisa encontrar as soluções dentro do elenco.
“Há jogadores que obviamente, pela sua utilização quase masiva, como o Gregore, que são importantes para a estrutura. Entramos com 11 e temos um elenco que tem que dar resposta. Às vezes o azar de uns é a oportunidade de outros. A importância é aproveitar essas oportunidades, disse Renato Paiva.
“Não vou chorar em cima dos jogadores que não tenho, meu trabalho é tentar encontrar soluções em cima dos problemas que a equipe tem, com lesões e suspensões. Sem esconder que o Gregore e o Barboza têm sido muito utilizados, assim como Marlon e Jair, têm sido muito utilizados de forma massiva, Savarino igual, mas já sabia que eles não iriam estar e eu preciso encontrar soluções”, concluiu o técnico.
Situação na tabela
Com a vitória, o Bahia pulou para a quinta posição, chegando aos 12 pontos. O Botafogo caiu para a 11ª posição, seguindo com oito pontos em sete rodadas.
Agenda
O Bahia enfrenta o Nacional, do Uruguai, em Salvador, na quarta-feira, às 19h. O Botafogo encara o Carabobo, na Venezuela, na terça-feira, às 19h. Os dois jogos são pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
+ Leia mais: “Abel Ferreira desponta como favorito à Seleção Brasileira; CBF ainda aguarda Ancelotti”