Após ideia do Flamengo, FERJ fará mudanças no Carioca; veja
Estadual pode mudar de formato após solicitação dos clubes devido ao calendário apertado
30/04/2025 23:30 - Atualizado 30/04/2025 23:54

Campeonato Carioca pode passar a ter final única no Maracanã
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) decidiu acatar a uma sugestão do Flamengo e pretende fazer mudanças no calendário do Campeonato Carioca em 2026. O objetivo é reduzir o número de datas da competição no calendário.
Em nota, a entidade anunciou que tomou a decisão de readequar o formato de disputa do Estadual para o padrão atual do futebol brasileiro. Os dirigentes irão se reunir com os clubes cariocas futuramente para debater as alterações.
Todavia, a tendência é que o novo modelo do Carioca siga as orientações que o Flamengo propôs à FERJ. O Rubro-Negro sugere que o torneio deixe de ocupar 15 datas do calendário para apenas 10. Ou seja, a próxima edição terá 5 rodadas a menos.
NOTA OFICIAL
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que, logo ao fim do Campeonato Carioca Superbet 2025, debruçou-se sobre a realidade do futebol brasileiro e decidiu pela readequação do formato de disputa do Estadual mais charmoso e visto do país. pic.twitter.com/Q75ylb9xSP
— FERJ (@FFERJ) April 30, 2025
Durante uma reunião na última terça-feira (29), os clubes alinharam um novo modelo para o Campeonato Carioca em 2026. O projeto é que a competição tenha dois grupos de 6 equipes, os times do Grupo A enfrentando os da Chave B.
Os quatro primeiros colocados de cada chave avançariam para as quartas de final, com o duelo em jogo único. As semifinais, contudo, teriam partidas de ida e volta, enquanto a grande decisão seria também em partida única, no Maracanã.
A ideia leva em consideração também a preparação das equipes para a pré-temporada. Neste ano, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo iniciaram o Carioca com times alternativos, poupando os principais atletas.
Leia mais: Botafogo quer renovar, mas camisa 10 pode deixar o RJ; entenda
O Fla, por exemplo, ainda viajou para os Estados Unidos para a disputa de um torneio de pré-temporada.
Veja a nota oficial da FERJ sobre as mudanças no formato do Campeonato Carioca:
“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que, logo ao fim do Campeonato Carioca Superbet 2025, debruçou-se sobre a realidade do futebol brasileiro e decidiu pela readequação do formato de disputa do Estadual mais charmoso e visto do país.
Desde lá, o presidente Rubens Lopes e membros do Conselho de Administração da FERJ debatem e desenham uma fórmula que proteja e valorize o futebol como um todo: do calendário ao topo e base da pirâmide.
Paralelamente, a FERJ vem conversando com os clubes participantes da Série A para apresentar a proposta. Não houve reunião alguma na sede da entidade para tratar tal tema.
Mais à frente, em momento oportuno, será realizado um Conselho Arbitral para decidir o regulamento do Campeonato Carioca de 2026 e 2027.”