Renato Gaúcho tem história importante com o Fluminense na Copa do Brasil
Treinador esteve à frente da primeira conquista do time carioca na competição, há 18 anos
29/04/2025 10:04 - Atualizado 29/04/2025 10:07

Renato Gaúcho venceu a Copa do Brasil com o Fluminense em 2007. Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
O Fluminense de Renato Gaúcho entra em campo nesta terça-feira (29), pela Copa do Brasil. Às 21h30, a equipe carioca recebe a Aparecidense (GO) no Maracanã, pelo jogo de ida da terceira fase da competição. O comandante tricolor tem boas lembranças do torneio nacional representando o time das Laranjeiras.
🎵 EU VOU CANTAR ESSA PAIXÃO QUE VEM DE DENTRO
UM SENTIMENTO VERDE, BRANCO E GRENÁ 🎵É #DIADEFLU, TRICOLOR! Às 21h30, no Maraca, o #TimeDeGuerreiros enfrenta a Aparecidense, na ida da terceira fase da Copa do Brasil! VAAAAMOS, FLUMINENSE! 🇭🇺🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/MePm3YYqLe
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 29, 2025
Isso porque, logo nos primeiros anos de sua carreira como treinador, Renato Gaúcho conquistou seu primeiro título como técnico ao comandar o Fluminense na conquista da Copa do Brasil. Em 2007, ele levou o time carioca à final da competição e venceu o Figueirense, garantindo também a primeira taça do torneio para o clube.
Alguns anos depois, em 2016, o comandante voltou a conquistar o mata-mata nacional, desta vez pelo Grêmio, que superou o Atlético-MG na final. Aquele época marcou o auge da carreira de Renato Gaúcho como treinador, que emendou títulos consecutivos com o Tricolor gaúcho. Em 2017, conquistou a Libertadores e, no ano seguinte, a Recopa Sul-Americana. Além disso, foram cinco campeonatos gaúchos (2018, 2019, 2020, 2023 e 2024).
Leia mais: Internacional inicia trajetória por título que não vem há mais de 30 anos
Renato Gaúcho pelo Fluminense
Contratado pelo Flu em no dia 3 de abril, o técnico esteve no comando da equipe em cinco oportunidades até o momento. Foram três vitórias consecutivas desde a sua estreia, diante de GV San Jose-BOL, Santos e Corinthians. Em seguida, empatou com o Vitória e perdeu para o Botafogo.