Fortaleza tem suporte da CBF para ‘conquistar’ vitória na Libertadores; entenda
Duelo entre o clube brasileiro e o Colo-Colo foi encerrado previamente por invasão de torcedores no gramado
11/04/2025 11:48

Colo-Colo x Fortaleza foi paralisado por invasão de torcedores. Foto: Mateus Lotif/FEC
A CBF enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), um documento ao Diretor de Competições da Conmebol pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0 sobre o Colo-Colo. Isso porque o duelo, válido pela Libertadores, foi paralisado após torcedores chilenos invadirem o gramado.
📌 O jogo entre Colo-Colo e Fortaleza está cancelado. pic.twitter.com/vYD4KgZsRs
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 11, 2025
Em nota, a CBF demonstrou solidariedade ao Fortaleza e aos torcedores que estavam no estádio Monumental, em Santiago. A entidade citou na nota a responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol. O envio ocorreu às 2h10 da manhã.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol. Além disso, solicitou a vitória do clube cearense no confronto. Leia a nota:
A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.
A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.
Leia mais: Fortaleza pode ser vencedor da partida contra o Colo-Colo; entenda
O que ocorreu entre Colo-Colo x Fortaleza
O duelo ocorria pela 2ª rodada do Grupo E da Libertadores. Antes da partida iniciar, contudo, um fato triste pesou o clima na capital chilena. Dois torcedores do Colo-Colo morreram atropelados por uma viatura da polícia nos arredores do estádio. Além disso, ainda houve uma confusão na entrada e cerca de 10 torcedores foram presos.
Em meio ao clima de tensão, aos 20 minutos do segundo tempo aproximadamente, torcedores do Colo-Colo começaram a atirar objetos no campo, entre eles barras de ferro que separavam o alambrado do campo. Em seguida, alguns conseguiram invadir o gramado, o que fez os jogadores do Fortaleza correrem para o vestiário. A arbitragem decidiu encerrar a partida.