Athletico entra no Z-4 e rendimento no segundo turno justifica posição
Queda arrasadora em rendimento no segundo turno justifica posição ocupada na tabela
18/10/2024 12:43
José Tramontin/athletico.com.br
A derrota para o Corinthians, por 5 a 2, na Neo Química Arena, culminou na entrada do Athletico no Z-4 do Brasileirão. Agora, com 31 pontos, o Furacão ocupa a 17ª colocação na tabela de classificação e luta contra o tempo para afastar o pesadelo.
Logo no ano do seu centenário, o clube paranaense enfrenta um cenário que já não vivia há um bom tempo. Desde a reconstrução interna do clube, os resultados esportivos e fora até mesmo das quatro linhas eram visíveis.
Agora, o Athletico precisa superar mais uma fase ruim. O próximo compromisso é diante do Fluminense, na terça-feira (22), em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, o Furacão ainda tem um encontro diante do Athletico, na Ligga Arena, partida esta, também atrasada.
Todavia, alguns dados ajudam a explicam o porque do Athletico chegar nesta situação. Entre todos os clubes da Série A, o Furacão foi a equipe que mais vezes foi derrotada no segundo turno e mais vezes sofreu gols. Foram sete resultados negativos e 19 tentos contra.
Números do Athletico seguem impactando negativamente
Além dos quesitos já citados anteriormente, o Athletico é o time que mais vezes precisa finalizar para balançar as redes adversárias; em média foram 20.3 chutes. Contudo, assustadoramente, o Furacão tem apenas um triunfo em todo o segundo turno.
Por fim, com apenas 18% de aproveitamento no segundo turno (o pior entre os 20 clubes da Série A), é o segundo time com pior saldo de gols (-10) neste período.
Jogos atrasados podem evitar catástrofe em reta final
O Athletico tem, em relação ao Corinthians, o primeiro clube fora da zona do rebaixamento, dois jogos atrasados (contra Fluminense e Atlético). Caso o Furacão vença ambos, alcançaria uma pontuação, atualmente, que o credenciaria a estar na 11ª posição na tabela.