SÉRIE A

Saiba as mudanças que o Brasileirão sofrerá pelas regras da FIFA

Goleiros e capitães estarão em foco durante toda a partida

27/03/2025 16:10 - Atualizado 27/03/2025 18:41

Rafael Ribeiro/CBF

Neste sábado (29), os 20 clubes da Série A iniciam a busca pelo título nacional. Depois dos campeonatos estaduais, o Brasileirão retoma seus compromissos com um estreante: o Mirassol, em seu centenário, disputará a primeira divisão.

 

A FIFA, em busca de oferecer ainda mais dinâmica às partidas em torno do mundo, indicou às confederações locais certas mudanças na prática do esporte. Uma delas é a reposição dos goleiros, que passou a não ser mais nos moldes antigos.

 

Agora, o goleiro terá exatamente oito segundos para soltar a bola em jogos pelo Brasileirão, mesmo que seja aos seus pés. A medida tem intuito de diminuir o tempo ganho pelos jogadores da posição, à fim de ganhar mais rotatividade quando o placar do jogo for favorável ao atleta.

 

Outra situação que será implantada é quanto aos árbitros. Por recomendação, novamente, da FIFA, apenas os capitães de cada equipe podem dialogar com o dono do apito em momentos mais acirrados das partidas. A ‘limitação’ coíbe de que haja aglomeração em lances polêmicos.

 

Brasileirão terá seis jogos no sábado (29); cinco no mesmo horário

 

A partir das 18h30 deste sábado (29), 10 equipes estarão em campo pelo Brasileirão . O São Paulo, no Morumbis, recebe o Sport. Cruzeiro e Mirassol, no Mineirão, medem forças enquanto o rival Atlético visita o Grêmio. Vice-campeões nos estaduais, Fortaleza e Fluminense se enfrentam no Castelão.

 

Por fim, Juventude e Vitória, que permaneceram na primeira divisão do Brasileirão na temporada passada, duelam no Alfredo Jaconi. Às 21h, no Maracanã, os campeões estaduais Flamengo e Internacional se encontram numa das partidas mais importantes da rodada.

 

No domingo (30), os últimos campeões do Brasileirão, Palmeiras e Botafogo, jogam no Allianz Parque, às 16h. Os paulistas Santos, Corinthians e RB Bragantino também jogam: às 18h30, o Peixe visita o Vasco; às 20h, o Timão vai à Salvador, encarar o Bahia, enquanto o Massa Bruta recebe o Ceará.

Mais Noticias