Faixa de torcedores em Racing x Botafogo não é racista; entenda
Torcedores compartilham imagem como de cunho discriminatório, mas faixa é referência à torcedor falecido
20/02/2025 21:55 - Atualizado 21/02/2025 00:27

Faixa da torcida do Racing, em jogo contra o Botafogo, não tem cunho racista
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma faixa da torcida do Racing no estádio El Cilindro, durante a ida da final da Recopa Sul-Americana contra o Botafogo, chamou a atenção nas redes sociais. O cartaz expõe a palavra “mono” (macaco, em espanhol), mas não se trata de um ato racista.
Nas redes sociais, diversos torcedores do Glorioso compartilham a imagem da faixa que, vista de frente, tem apenas o termo geralmente utilizado de forma discriminatória.
Todavia, esse ato dos torcedores faz referência a Mono Gatica, membro da ‘La Guardia Imperial’, torcida organizada do Racing, que faleceu no mês passado. Em outro ângulo é possível ver o texto completo do cartaz.

Foto: Reprodução/ESPN
O histórico de atos racistas no futebol argentino (e sul-americano), sobretudo quando envolve times brasileiros, contribui para a impressão de um novo “caso isolado”.
Uma correção sobre a faixa escrito ‘mono’ na torcida do Racing. Tratava-se de um torcedor, boxeador ídolo, que torcedores tratam com carinho.
Mono Gatica!
Não é um insulto racista. pic.twitter.com/9eN9DgFbaD
— ⚽ (@DoentesPFutebol) February 21, 2025
A faixa, inclusive, aparece em outros jogos do clube de Avellaneda pelo Campeonato Argentino.
Leia mais: Cazé TV faz acordo e exibirá jogos da Libertadores e Sul-Americana; entenda
Racing e Botafogo decidem em duas partidas o título da Recopa, torneio entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana. O jogo de ida ocorre nesta quinta-feira (20) em Buenos Aires e a volta será no Nilton Santos, no próximo dia 27.