Após posts de atletas, clubes tomam decisão sobre grama sintética
Nomes como Neymar, Lucas Moura, Gabigol e até Dudu fazem publicações pelo fim do gramado artificial na Série A
18/02/2025 19:24

O Allianz Parque, do Palmeiras, é um dos estádios que possuem grama sintética no Brasil
Foto: Guilherme Veiga/Ag. Paulistão
O debate sobre a utilização ou não da grama sintética no Brasil ganhou um novo capítulo nessa terça-feira (18). Mais cedo, jogadores de diversos times, incluindo estrelas como Neymar e Memphis, iniciaram um grande movimento pelo fim do gramado artificial.
Agora, o próximo passo deve estar na mão dos clubes das principais divisões do Brasileirão. De acordo com o ‘UOL Esporte’, já existe uma articulação nos bastidores para que as diretorias votem contra a grama sintética em reunião da CBF.
O Conselho Técnico da confederação deve ocorrer na próxima semana ou, no mais tardar, após o Carnaval. Assim, vários times da Série A se movimentam para aprovar uma medida que proíba o gramado sintético no Brasil.
Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.
Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é… pic.twitter.com/kD9NIphNON
— Lucas Moura (@LucasMoura7) February 18, 2025
Entretanto, mesmo em caso da aprovação dessa nova norma, ela não entraria em vigor de imediato. Isso porque as equipes que utilizam o sintético teriam um prazo para realizar a troca pelo piso natural.
Atualmente, na Série A, Palmeiras e Botafogo possuem o gramado artificial em seus estádios (Allianz Parque e Nilton Santos, respectivamente). Todavia, o Atlético também está em processo de implementação desse modelo na Arena MRV.
Leia mais: Neymar ‘puxa a fila’ e adere movimento contra gramado sintético
Já nas divisões inferiores, o Athletico, com a Ligga Arena na Série B, e a Portuguesa, com o Pacaembu na Série D, também usam a grama sintética.