Sorteio da primeira fase da Copa do Brasil acontece nesta sexta-feira
Evento define confrontos da fase inicial e terá transmissão ao vivo pela CBF TV
02/02/2025 21:40
Sorteio da Copa do Brasil — Foto: Staff Images / CBF
A Copa do Brasil 2025 inicia sua jornada nesta sexta-feira (7) com o sorteio da primeira fase. A cerimônia será realizada no Rio de Janeiro, a partir das 15h, e contará com transmissão ao vivo pela CBF TV. Considerada a competição mais democrática do futebol brasileiro, o torneio distribuirá mais de R$ 500 milhões entre os 92 clubes participantes.
Como será o sorteio da Copa do Brasil 2025?
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definirá os 40 confrontos da primeira fase, além de indicar os mandantes dos jogos da segunda fase. No total, 80 clubes participam deste sorteio, enquanto os 12 times previamente classificados entram diretamente na terceira fase da competição.
A primeira fase será disputada em jogo único, e o mando de campo será da equipe com pior posição no Ranking da CBF.
Mudanças no regulamento
A partir desta edição, o time visitante não terá mais a vantagem do empate no tempo regulamentar. Em caso de igualdade no placar, a classificação para a fase seguinte será decidida por cobranças de pênaltis.
Com essa alteração, diferentemente dos anos anteriores, a equipe melhor ranqueada que joga fora de casa não avança automaticamente em caso de empate. A mudança aumenta as chances de surpresas e torna o torneio ainda mais imprevisível.
Critérios do sorteio e divisão dos potes
Os clubes foram divididos em oito potes, de acordo com sua posição no Ranking da CBF. As equipes dos Potes A, B, C e D, que possuem melhor classificação, enfrentarão os times dos Potes E, F, G e H, que possuem ranking inferior.
Confira os cruzamentos definidos para o sorteio:
- A x E
- B x F
- C x G
- D x H
Distribuição dos clubes nos potes
Pote A: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, RB Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
Pote B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
Pote C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Amazonas, Confiança, Ferroviário e Botafogo-PB.
Pote D: América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ.
Pote E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, Cascavel, Pouso Alegre, ASA, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá.
Pote F: Sergipe, Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário-MT, Tuna Luso, Operário-MS e Concórdia.
Pote G: CSE, Boavista-RJ, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria e Portuguesa-SP.
Pote H: Votuporanguense, Guarany de Bagé, Jequié, Barcelona de Ilhéus, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência, União-TO, Dourados, Barcelona-RO e Oratório.
Leia mais: Flamengo vence o Botafogo e conquista a Supercopa Rei em Belém