SÉRIE B

Jogador do Athletico-PR sofre racismo em clássico contra o Coritiba no Couto Pereira

Zagueiro Léo foi alvo de injúrias raciais após expulsão; clubes se manifestam e prometem medidas contra o agressor

25/01/2025 22:11 - Atualizado 25/01/2025 22:21

Léo Pelé foi alvo de xingamentos racistas no Atletiba | Foto: Geraldo Bubniak/Gazeta Press

Mais um triste episódio de racismo marcou o futebol brasileiro. Neste sábado (25), durante o clássico entre Coritiba e Athletico-PR, no Estádio Couto Pereira, o zagueiro e capitão do Furacão, Léo, foi vítima de ofensas racistas após ser expulso.

 

 

Agressão registrada em vídeo

 

Aos 29 minutos do primeiro tempo, Léo recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Enquanto deixava o gramado em direção ao vestiário, um torcedor foi flagrado proferindo graves injúrias raciais contra o jogador.

 

 

“Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu macaco. Seu preto, macaco do c******. Vai embora. Aqui não, seu macaco. Olha para cá, seu macaco, seu filho da p***”, disse o agressor, em vídeo compartilhado nas redes sociais.

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Doentes por Futebol (@doentesporfutebol)

Registro do caso e ausência de atendimento

 

Após a partida, que terminou empatada em 0 a 0, Léo tentou registrar a ocorrência na Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil do Paraná. No entanto, segundo o jogador, não havia nenhum policial no local para realizar o atendimento.

 

 

Pronunciamentos dos clubes nas redes sociais

 

Coritiba e Athletico-PR emitiram notas oficiais repudiando o ato de racismo e prometendo providências.

 

 

Publicação do Coritiba:

 

“O racismo jamais deve fazer parte do futebol. O que aconteceu com o atleta Léo é e sempre será inaceitável. Lamentável que tenha ocorrido em nosso estádio.
Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos trabalhando para que isso jamais se repita.”

 

 

Nota do Athletico-PR:

 

“O Athletico tomou conhecimento do vídeo que circula na internet, no qual torcedores proferem injúrias raciais contra nosso atleta Léo durante o Athletiba deste sábado (25).

O Athletico repudia veementemente qualquer ato de racismo, reafirmando que condutas dessa natureza são inaceitáveis e jamais serão toleradas.

O clube informa que está adotando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei. A prática de injúria racial é crime, equiparada ao racismo. A Lei Geral do Esporte também prevê punições severas para atos discriminatórios no ambiente esportivo, podendo resultar em sanções administrativas e até no banimento dos envolvidos.

O Athletico segue prestando total apoio ao atleta Léo. O compromisso do Athletico com a luta contra o racismo é inegociável, e o futebol deve ser um espaço de respeito, diversidade e inclusão.”

 

 

O caso é mais um alerta sobre a persistência do racismo no futebol e a necessidade de ações efetivas para combatê-lo. Racismo não é opinião, é crime, e precisa ser tratado como tal.

 

 

Confusão em campo

 

Além do lamentável episódio de racismo, o clássico foi marcado por momentos de tensão e pancadaria entre os jogadores, encerrando-se sem gols.

 

 

Leia mais: Com clima quente e pancadaria, Coritiba e Athletico empatam no Couto Pereira

Mais Noticias