SÉRIE A

Veja quem é Vasco Matos, novo alvo para o comando técnico do Botafogo

Entenda como o treinador se tornou um dos mais promissores do futebol Português e virou alvo do campeão Brasileiro e da Libertadores

18/01/2025 12:59

Treinador vem se destacando no futebol português e se torna novo alvo do Botafogo (Foto: Reprodução Santa Clara | YouTube)

Na última sexta-feira (18), as notícias sobre um novo comandante para a equipe do Botafogo voltaram a ganhar força, desta vez com o nome do técnico Vasco Matos, de 44 anos, do Santa Clara. O treinador é visto como um dos nomes em ascensão no futebol português e, não a toa, se tornou um dos alvos para assumir o comando da equipe carioca, mas quem é ele? O Brasileirão conta agora para você.

 

Revelado nas categorias de base do Sporting, o ex-atacante teve uma carreira tímida por equipes de pouca expressão em Portugal. Vasco Matos encerrou a carreira como jogador e logo iniciou sua trajetória como treinador em 2016. O primeiro trabalho como técnico veio em 2017, no Vilafranquense, que só comandou por duas partidas. A passagem de destaque foi no Alverca em 2019, onde Vasco apareceu no cenário nacional pela primeira vez: mesmo comandando um clube de segunda divisão, eliminou o Sporting da Taça de Portugal com uma vitória por 2 a 0.

 

Desde 2023, o treinador vem se destacando e chamando a atenção, comandando o modesto Santa Clara. Por lá, Vasco Matos levou a equipe ao título da segunda divisão e ao acesso à elite do futebol português. Em 39 jogos da temporada 23/24, o treinador disputou 39 jogos, com 23 vitórias, 12 empates e 4 derrotas. Na primeira divisão portuguesa, o técnico vem entregando um ótimo trabalho, mantendo o Santa Clara na quinta colocação da competição, atrás apenas dos badalados Sporting, Benfica, Porto e Braga.

 

Na atual temporada, Vasco Matos soma 21 jogos, com 12 vitórias, 1 empate e 8 derrotas com o Santa Clara.

 

(Foto: Divulgação Santa Clara)

 

Estilo de jogo

 

Um dos fatores que justificam a ascensão de Vasco Matos é gostar de ter um vestiário de linha direta e honesta. A liderança é na base de palavras fortes, ao invés de uma liderança no lado mais “conciliador”. Mesmo assim, ele teve boa relação com todos os jogadores por onde passou.

 

Taticamente, gosta de escalar os times em 3-4-3 – uma formação diferente da que o Botafogo tem desde que virou SAF, geralmente escalado no 4-2-3-1. A parte defensiva é um dos destaques desde que assumiu: o Santa Clara subiu levando apenas 19 gols em toda a segunda divisão. Na atual temporada, foi vazado apenas 16 vezes – só Benfica, Porto e Sporting têm números melhores.

 

Na parte ofensiva, o Santa Clara é mais tímido. A equipe geralmente se comporta em bloco baixo, colocando vários jogadores para se defender perto da própria área, e ataca em transição. São 18 gols marcados em 17 partidas no Campeonato Português.

 

Tais resultados e características não passaram desapercebidos por outros clubes. Ano passado, o Southampton, da Inglaterra, sondou a situação do português, mas não avançou por uma proposta formal, mas agora o Botafogo, atual campeão da Libertadores e Brasileiro, surge como possível novo local de trabalho para Vasco Matos.

 

Leia também: CBF inicia venda ingressos da Supercopa Rei neste sábado, às 15h

Mais Noticias