UFMG atualiza números e Palmeiras se anima com título brasileiro
Fora da Libertadores e da Copa do Brasil, título do Brasileirão virou 'obsessão'
01/10/2024 07:00 - Atualizado 30/09/2024 13:37
Cesar Greco/Palmeiras
Depois da vitória no último sábado (28), por 2 a 1, diante do Galo, o Palmeiras reduziu a vantagem para o Botafogo e chegou aos 56 pontos somados. Os dois gols de Raphael Veiga permitiram ao português Abel Ferreira respirar um pouco mais aliviado na luta pelo título do Brasileirão.
Agora, a diferença de apenas um ponto no topo da tabela é mais visível quando se tratam de estatísticas e probabilidades. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calcula, agora, que o Palmeiras tem 31,6% de chances para conquistar seu 13º título nacional.
Palmeiras: saiba quanto rende cada gol de Endrick no Real Madrid
Mesmo assim, o Fogão continua liderando as chances, que são analisadas de acordo com o estudo. A probabilidade para que o clube carioca vença a competição depois de quase 30 anos é de 43,8%.
Ambas as equipes possuem, ainda, 10 jogos para realizarem; Fortaleza, terceiro colocado com 55 pontos somados, acumula 23% de chances para ser campeão.
Palmeiras tem, no entanto, motivos para acreditar ainda mais no título
É inegável afirmar que, hoje, o Botafogo pratica um dos melhores, quiçá o melhor futebol entre todos os clubes do Brasil. A equipe comandada por Artur Jorge ainda pode ter o prazer de disputar a semifinal da Libertadores, enfrentando o Peñarol, na luta por uma vaga na grande decisão do torneio que nunca conquistou.
Entretanto, o torcedor palmeirense sabe que o time carioca deverá, em algum momento, priorizar a disputa da competição internacional, poupando atletas em jogos válidos pela Série A. Assim, imagina-se que possíveis tropeços possam aparecer no Campeonato Brasileiro.
Mesmo tendo menos chances, segundos os pesquisadores da UFMG, a torcida do Palmeiras sabe do que Abel Ferreira e seus jogadores são capazes. Nos últimos anos, viu-se um empoderamento alviverde no cenário nacional e internacional, fazendo todos os rivais brasileiros temeram o time do português.
Palmeiras está invicto há oito partidas
Desde a derrota para o Vitória, no Allianz Parque, por 2 a 0, em 27 de julho, o Palmeiras não é batido na Série A. De lá para cá, foram dois empates e seis vitórias.
Contudo, o Palmeiras também tem a melhor defesa da competição. Com 20 gols sofridos até a 27ª rodada, o trunfo de ser vazado cada vez menos na competição se torna um fator fundamental para a conquista do título.
Para alcançar a sêxtupla coroa (quando se vence 13 vezes), o Palmeiras ainda deverá lutar, e muito. Mas o torcedor sabe que, em união com os jogadores, as chances são grandes de que, ao fim do ano, o Brasil se torne, mais uma vez, verde e branco.