Acordo do Botafogo para contratar Wendel sofre reviravolta
Volante estava contratado desde fevereiro, com desembarque marcado para junho, mas negócio é rompido
21/05/2025 12:20 - Atualizado 21/05/2025 12:35

Botafogo e Zenit cancelam negócio por Wendel
Foto: Divulgação/Zenit
O volante Wendel, do Zenit, não será mais reforço do Botafogo a partir do próximo mês. Os clubes tinham um acordo pela transferência do jogador com valores acima de 100 milhões de reais, mas a transferência não irá acontecer.
Em nota oficial, o Glorioso alega que o rompimento do acordo acontece por “questões geopolíticas”. Os proprietários do clube russo fazem parte de uma lista de sanções internacionais, o que impede transação.
A diretoria ainda cita a cidadania norte-americana de John Textor como fator preponderante para possíveis punições.
“Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe – especialmente considerando que John Textor é cidadão norte-americano”, diz a nota.
Botafogo e Zenit já tinham um acordo para a transferência de Wendel após o fim da temporada na Rússia. O volante chegaria ao Brasil como principal reforço para a disputa do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.
O acordo do Wendel com Botafogo foi rompido por QUESTÕES GEOPOLÍTICAS.
Os donos do Zenit foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com o John Textor, dono da SAF do Botafogo. pic.twitter.com/dfvVZsO217
— DataFut (@DataFutebol) May 21, 2025
O Alvinegro iria desembolsar 20 milhões de euros (cerca de R$ 123 milhões) pela contratação do jogador. Ele, inclusive, sofreu recentemente uma lesão na parte posterior da coxa, mas não preocupava para o Mundial de Clubes.
Todavia, sem o camisa 8, a tendência é que o time carioca volte ao mercado em busca de outro nome de peso para o elenco de Renato Paiva.
Leia mais: Caso Gabriella Anelli: Torcedor do Flamengo é condenado por morte de palmeirense
O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira (22), quando visita o Capital-DF, em Brasília, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, jogando no Nilton Santos, o Glorioso venceu por 4 a 0.
Veja a nota oficial do Botafogo sobre o cancelamento do negócio por Wendel
“O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano.
Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe – especialmente considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF, é cidadão norte-americano.
O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controle de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza.
A Wendel, o Clube expressa sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira.
O Botafogo segue atuante no mercado e em busca de reforços para a próxima janela de transferências e sequência da temporada 2025.”